Cidadania

CEJUSC promove primeiro casamento comunitário e realiza sonho de 26 casais em Araguaína

Com a oficialização, os casais garantem direitos sobre a união.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 713
Comentários (0)

05/06/2023 15h35 - Atualizado há 10 meses
Casais oficializam união em casamento comunitário.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Araguaína, juntamente com a Diretoria do Foro e o Cartório de Registro Civil e Pessoas Naturais de Araguaína, promoveram no último sábado (03/05) um casamento comunitário para 26 casais que já viviam em união estável.

A solenidade realizou o sonho de casais de diversas faixas etárias, inclusive de alguns que já criaram os filhos e chegaram juntos à melhor idade. Cada um com sua história de amor.

Conforme o Cejusc, o casamento comunitário é uma ação de cidadania que propicia inclusão social, fortalecimento dos vínculos familiares, proteção à família e a ampliação das garantias de direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários.

O projeto atende famílias consideradas hipossuficientes, ou seja, que não dispõem de recursos financeiros para arcar com os custos do casamento. Todos os preparativos e a solenidade são gratuitos para os casais.

O juiz Deusamar Alves Bezerra, coordenador do CEJUSC, comentou sobre a importância do casamento no civil. “É uma forma de se concretizar determinados direitos dos casais, principalmente desses que já vivem em união estável e quando necessitam de comprovar essa união encontram dificuldade por falta de documentos”, destacou o magistrado.

Com o casamento, estamos proporcionando uma satisfação para os próprios nubentes e também trazendo garantia jurídica por meio da outorga de um documento que reconhece direitos. A nossa satisfação também é por esse motivo, estamos outorgando documento que garante direito aos casais, aos filhos, para não criar dúvidas quanto aos direitos deles”, completou o juiz.

A cerimônia foi realizada no auditório do Fórum da Comarca de Araguaína e contou com a presença do deputado estadual Jorge Frederico, do secretário-chefe de gabinete da Prefeitura de Araguaína, José Miguel Filho,  do juiz da 1ª Vara de Família e Sucessões, Fabiano Ribeiro; e do padre Edson Neves, da igreja São Paulo Apóstolo, e pastor Fábio Rezende, da igreja Vida, que proferiram palavras de orientação e bênçãos aos casais. 

A solenidade também contou com a presença de familiares e amigos dos casais.

 

Juiz Deusamar Alves Bezerra, coordenador do CEJUSC de Araguaína.
Casamento comunitário promovido pelo CEJUSC de Araguaína.
Cerimônia foi realizada no auditório do Fórum de Araguaína.
Casamento comunitário realizado pelo CEJUSC de Araguaína.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.