Cultura

Cine-teatro dirigido por Paulo Vieira chega à cidade de Araguaína para sessão única

Espetáculo trata de conflitos e contradições da psique humana.

Por Cinthia Gomes de Abreu 502
Comentários (0)

26/01/2022 10h57 - Atualizado há 2 anos
Espetáculo será exibido em Araguaína

Depois do sucesso na Capital, o espetáculo teatral 'O Antiquário Frankl' chega a Araguaína, no norte do estado. Em formato de cine-teatro, a apresentação da Cia de Teatro Cenaberta acontece em sessão única, no próximo sábado (29), às 19 horas, no Espaço Cultural Artpalco. A entrada é franca e a classificação etária é de 14 anos. Os atores Kaká Nogueira e Bell Gama realizarão oficina teatral e bate-papo após a exibição da peça.

A direção cênica é do ator e humorista Paulo Vieira com interpretação dos atores Bell Gama e Kaká Nogueira. A dramaturgia é do paulista Wilson Fumoy, com um texto dramatúrgico impactante, que revela profundo entendimento da contradição da psique humana, numa obra atemporal e sem territorialidade. A produção é uma versão cinematográfica do espetáculo presencial, marcado pela luz e interpretação mais próxima do realismo.

Na sinopse, um objeto de arte e uma noiva enviada por uma agência de matrimônios são o pano de fundo de 'O Antiquário Frankl', que trata de conflitos e contradições da psique humana. Um suspense com tons de comédia que instiga a reflexão: Quantas faces tem um homem? Será que mostramos o que somos ou vivemos de aparências? Será tudo uma questão de escolha? Ou pode ser esse um jogo mortal?

De acordo com o ator e produtor executivo Kaká Nogueira, apesar da temporalidade e territorialidade não definidas, a montagem foi referenciada na cultura histórica do Tocantins e Região Norte, que enriqueceu o espetáculo com elementos e conceitos que nortearam a concepção da luz, som, cenário e até da interpretação, formando uma identidade única e marcante.

“O Antiquário Frankl possui um cenário riquíssimo que remete a um antiquário desativado, traz uma diversa caracterização realista, cheia de simbolismos e dualidade, com influência nos traços da arquitetura colonial das cidades históricas do Tocantins, sem perder outras influências mais modernas”, afirma o artista.

Temporada

A apresentação em Araguaína integra temporada de dez apresentações online, seguidas de oficina e bate-papo propostas no projeto. A estreia de “O Antiquário Frankl” em versão cinematográfica aconteceu em Palmas, no Cine Cultura, no mês de outubro de 2021. A peça também já foi exibida nas cidades de Gurupi e Tocantinópolis, nos meses de outubro e novembro de 2021, respectivamente. Além da comunidade em geral, a sessão de estreia contou com a presença de professores e alunos de Psicologia da Ulbra.

"Eu adorei a peça, os alunos também gostaram, foi excelente, atuação impecável, parabéns. O Antiquário Frankl é um filme altamente psicológico, tem vários conceitos, como de repressão da sombra, aquele conteúdo que está no subconsciente, que a qualquer hora se manifesta, tem personas, as máscaras que são usadas, muita paranoia, criação de cenários mentais fantasiosos, contágio psíquico, do ponto de vista da psicologia, riquíssima a obra para poder explicar muitos fenômenos psicológicos”, declarou o professor Sonielson Luciano de Sousa, que é também psicólogo clínico.

Projeto

O projeto O Antiquário Frankl é uma realização da Cia Cenaberta, contemplado pelo prêmio Aldir Blanc Tocantins, da Agência do Desenvolvimento do Turismo,Cultura e Economia Criativa (ADETUC) e Governo Federal – Ministério do Turismo- Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.