Papo com especialista!

Doença periodontal: a importância do tratamento para manter a saúde bucal e sistêmica

Estudos mostram uma associação entre a doença periodontal e doenças cardiovasculares.

Por Redação
Comentários (0)

30/07/2024 09h12 - Atualizado há 3 horas
Jailce Alves Oliveira e Tanira D’avila Fontes

Neste artigo, as periodontistas Tanira D'Ávila e Jailce Alves explicarão sobre a doença periodontal que é uma inflamação dos tecidos de suporte dos dentes, causada por infecções bacterianas na placa dental, onde pode evoluir de uma gengivite (inflamação da gengiva) para periodontite (destruição dos tecidos mais profundos e do osso).

A periodontite é causada por infecções bacterianas que se proliferam na placa dental, uma película pegajosa e incolor que se forma constantemente nos dentes. Se não tratada, pode levar à destruição dos tecidos de suporte dos dentes e, eventualmente, à perda dental.

Estudos têm mostrado uma associação entre a doença periodontal e doenças cardiovasculares. A inflamação crônica e as bactérias periodontais podem contribuir para a formação de placas nas artérias, aumentando o risco de infarto e derrame, além do que, em pacientes diabéticos, a inflamação causada pela doença periodontal dificulta o controle glicêmico.

A raspagem periodontal e o alisamento radicular é o procedimento padrão ouro realizado por periodontistas para remover a placa e o tártaro das superfícies dos dentes e raízes, em casos avançados, pode ser necessário realizar cirurgias para reduzir as bolsas periodontais e reparar os tecidos de suporte. O uso de antibióticos e antissépticos podem ser recomendados para o controle de infecção bacteriana.

A doença periodontal é uma condição frequente que requer cuidados específicos para evitar seu agravamento, pois pode ter impactos significativos tanto na saúde bucal quanto na saúde geral do indivíduo. O tratamento precoce pode evitar a progressão da doença e a perda de dentes, além de manter as gengivas saudáveis, preservar a estética do sorriso e eliminar as bactérias causadoras do mau hálito.

Consultar regularmente um dentista e seguir uma rotina rigorosa de higiene oral são medidas fundamentais para controlar e prevenir essa doença.

_____________________

Tanira D'Avila Fontes - Professora de cursos de reabilitação oral e estética / Periodontia e Mestrado pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Instagram @taniradavila

Cirurgiã-dentista Jailce Alves | Pós-graduada em Periodontia, Plástica Gengival e Laserterapia na Odontologia. CRO/TO 3997. Instagram @drajailcealves

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.