Espaço

O quarto voo da SpaceX foi um grande sucesso; objetivo é voltar à Lua até 2026

O homem não voltou à Lua desde as missões Apollo.

Por Redação
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30/07/2024 09h45 - Atualizado há 2 horas
Um dos principais objetivos do quarto teste de voo da Starship era ir além das missões anteriores.

O foguete mais poderoso do mundo chegou ao espaço em 7 de junho com velocidades superiores às do som. O voo integrado foi o quarto desse tipo da SpaceX e foi um grande marco na missão da humanidade de se tornar multiplanetária.

A Nasa contratou a SpaceX para o programa Artemis, que visa nos levar de volta à Lua até 2026. Este voo foi um grande marco para a concretização de um objetivo que já vinha sendo alcançado há muito tempo. Apesar da aceleração da ciência e da tecnologia, o homem não voltou à Lua desde as missões Apollo.

A ciência e a humanidade continuam avançando

Desde o início da corrida espacial, quando Yuri Gargarin deu a volta à Terra vindo do espaço, a ciência avançou muito. Desde pousos na Lua, computadores, internet, smartphones e agora a busca pela colonização de Marte.

Claro, a tecnologia tem seu lado divertido, incluindo passatempos como mídias sociais e cassinos online, mas o negócio é exatamente assim. A corrida espacial tem sido impressionante desde que os russos aperfeiçoaram a equação do foguete. No entanto, um dos principais obstáculos tem sido o custo dos foguetes. Bem, Elon Musk e a SpaceX encontraram uma maneira de reutilizar foguetes e reduzir significativamente o custo de ir ao espaço.

Os objetivos do recente voo espacial

Um dos principais objetivos do quarto teste de voo da Starship era ir além das missões anteriores. Também foi importante demonstrar capacidades fundamentais para o retorno e reutilização do Super Heavy e da Starship. A missão foi um enorme sucesso, para dizer o mínimo.

Super Heavy – o booster – teve uma decolagem bem-sucedida e uma queima de subida de duração total. Houve outra separação de estágio quente da Starship, que desligou 3 dos 4 motores do Super Heavy. Os motores são projetados com redundância em mente, então isso não foi um grande problema. A Starship também ligou com sucesso os motores Raptor de estágio de seis segundos antes de outra separação dos veículos.

Após a separação, o booster completou sua queima de boostback e foi em direção à zona de splashdown para se livrar do adaptador de estágio quente. Uma queima de pouso e respingo no Golfo do México, depois de quase 7 minutos e meio desde a decolagem, encerrou o vôo do propulsor.

Enquanto isso, no segundo estágio da nave estelar, os motores Raptor a impulsionaram para o espaço e em sua trajetória planejada. Posteriormente, a nave estelar fez uma reentrada em velocidades hipersônicas. O vôo terminou com a Starship executando uma primeira manobra e um splashdown no Oceano Índico após cerca de 1 hora e 6 minutos desde a decolagem.

Starlink, outra ideia de Musk que está mudando a forma como nos conectamos à internet, especialmente em áreas remotas como o Espaço, foi a tecnologia responsável pelos vídeos HD ao vivo e pela telemetria em tempo real durante todas as fases do voo.

Este voo foi um grande avanço nos esforços do homem para ter um sistema de transporte reutilizável para transportar pessoas e cargas para a Lua, Marte, a órbita da Terra e até mais além. A demonstração foi realizada no complexo de lançamento de Boca Chica, Texas. A nave estelar atingiu altitudes de 130 milhas a velocidades superiores a 16.000 mph. Um exultante Elon Musk postou no X (antigo Twitter), o site de mídia social de sua propriedade: “Apesar da perda de muitas peças e de uma aba danificada, a Starship conseguiu um pouso suave no oceano!”

Starship vs Starliner

A SpaceX e a Boeing são contratadas pela NASA para levar humanos ao espaço profundo e à órbita terrestre baixa. A diferença entre as duas empresas é enorme, com a Boeing lutando contra as acusações de produzir aviões abaixo do padrão e de não cumprir os prazos estabelecidos pela NASA. As duas empresas têm fortunas contrastantes, com o quarto voo da nave ocorrendo no mesmo dia em que foi relatado um vazamento de hélio na cápsula Starliner da Boeing. Starliner é a primeira missão tripulada da Boeing à ISS (Estação Espacial Internacional).

Em 2021, a Starship criada pela SpaceX foi escolhida como o lander preferido do Programa Artemis da NASA, que visa levar os humanos de volta à Lua desde as famosas missões Apollo e ir a Marte antes do final da próxima década. A SpaceX cresceu muito desde o início de suas parcerias com a NASA, e o programa Artemis III, que esperançosamente levará quatro astronautas à superfície lunar, foi marcado para setembro de 2026.

A SpaceX afirma que eles precisam realizar centenas de missões não tripuladas antes de aperfeiçoá-las e finalmente colocar qualquer tripulação nas missões. As falhas de outras missões orientam as outras missões, e Musk declarou publicamente que o fracasso é bom para eles porque as margens de erro podem ser corrigidas.

Starship é o foguete mais poderoso já lançado e, quando empilhado no impulsionador Super Heavy, tem 397 pés e um diâmetro de cerca de 30 pés. O impulsionador Super Heavy tem 232 pés de altura e é o que inicia a jornada do foguete ao espaço. A nave estelar sozinha tem cerca de 165 pés de altura, com 6 motores Raptor, metade dos quais opera na atmosfera terrestre e a outra metade nas profundezas do espaço. O foguete é movido inteiramente por oxigênio líquido e metano líquido, e mais de 10 milhões de libras de propulsor são usados para o lançamento.

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