Turismo

Dunas do Parque do Jalapão receberam cerca de 1.400 visitantes só no feriado da Independência

No mês de agosto foram registrados cerca de 6 mil turistas.

Por Redação
Comentários (0)

14/09/2023 12h59 - Atualizado há 7 meses
Turistas visitando as dunas do Jalapão.

Um dos principais atrativos turísticos, as Dunas do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) receberam cerca de 1.400 visitantes no início deste mês, período do feriado prolongado da Independência do Brasil. Durante o mês de agosto foram registrados cerca de 6 mil turistas. 

Conforme o gerente das Unidades de Conservação, Rodrigo Sávio, os registros são referentes aos dias 7 a 10 de setembro. A expectativa, segundo ele, é de que neste mês, o número de turistas supere os registrados em agosto. “Devido ao feriado e a realização de eventos importantes na região, como a festa da colheita do capim-dourado, é esperado um crescimento significativo de visitantes neste período”, sugeriu. 

Rodrigo Sávio acrescentou que os registros deste ano indicam crescimento em relação a 2022. No mês de agosto, por exemplo, as Dunas receberam um total de 5.986 visitantes, 1.645 pessoas a mais que no mesmo período do ano passado.

O gerente observa que à medida que a visitação no PEJ aumenta, as ações de manejo realizadas pelo Naturatins são intensificadas. “Mais que um atrativo turístico, a riqueza da fauna e flora do Parque Estadual do Jalapão é objeto de pesquisas e recebe por parte do Instituto cuidados como rondas periódicas das equipes de guarda-parque e brigadistas, além da prevenção a incêndios florestais por meio do Manejo Integrado do Fogo (MIF)", informou  

De acordo com o supervisor do PEJ, Alessandro Machado, as equipes do Parque realizaram o atendimento aos turistas, que devem estar acompanhados de guia/condutor ambiental devidamente autorizado pelo Naturatins. Ele informou que as normas de conduta devem ser observadas. “Não portar bebidas alcoólicas, fumar e nem levar animais domésticos, salvo cão-guia, entre outras”, explicou.  

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.