Artigo

Transplante capilar é o terceiro procedimento estético mais realizado por homens

Dr. Silvestre Silveira é pioneiro neste tipo de cirurgia.

Por Silvestre Silveira
Comentários (0)

08/07/2022 10h04 - Atualizado há 1 ano
Dr. Silvestre Silveira é pioneiro no transplante capilar no Tocantins.

O Transplante Capilar é o terceiro procedimento mais procurado pelos homens no mundo. Desde 2017, Dr. Silvestre Silveira é pioneiro neste tipo de cirurgia no Tocantins na Técnica FUE, mais conhecida como fio a fio. A matriz é na Clínica Suprema, especializada na área de dermatologia há mais de 10 anos em Araguaína.

De fato, a reposição de fios na cabeça é um desejo quase que exclusivamente masculino se levarmos em consideração que a calvície é uma condição hereditária que afeta muito mais homens ou mulheres”, lembra Dr. Silvestre.

Mas é importante ressaltar que, sim, a calvície atinge as mulheres, mesmo que em menor número e, sim, o Transplante Capilar também é bastante útil para as mulheres em muitos sentidos.

Contudo, vamos voltar nossos olhares para os homens. Hoje, podemos dizer com tranquilidade que a calvície não é mais um “mal” para toda a vida. Também não podemos falar de cura, mas o Transplante Capilar é uma solução de resolução definitiva e permanente para a perda de cabelos na maioria dos casos.

E como funciona?

Tudo começa com a avaliação sobre o tipo da calvície. Para que o Transplante Capilar seja viável, o paciente precisa ter fios saudáveis em alguma região da cabeça. Normalmente é na nuca e nas laterais”, explica o médico.

A partir da cirurgia, as unidades foliculares, que podem conter de um a três fios de cabelo, são retiradas uma a uma e recolocadas na área calva, geralmente nas famosas entradas, ou na parte de cima da cabeça.

E existe uma explicação para o fato de grande parte dos homens começarem a ficar calvos nessa região. “Nessa área, a maioria dos fios de cabelo possui receptores do DHT, uma versão super concentrada de testosterona e que é responsável direta pela calvície. O DHT deixa os fios mais sensíveis e isso prejudica a absorção de nutrientes. Daí o cabelo enfraquece e cai”, pontua Dr. Silvestre.

Nas laterais da cabeça ou da nuca, os fios não têm esses receptores. Então esses fios são retirados e colocados no topo da cabeça. Os folículos transplantados vão sem os receptores, então o DHT não tem efeito.

Autoestima acima de tudo

Geralmente, os homens são mais contidos ao falar da parte estética. Ainda existe um tabu social forte neste sentido, mas felizmente esse movimento vem mudando bastante nos últimos anos.

Recebo pacientes jovens, com menos de 30 anos, que já querem combater as entradas. Recebo homens mais experientes com 40, 50, 60 anos que tomaram a decisão de assumir que a calvície incomoda. E hoje eles estão procurando uma solução para isso”, diz Dr. Silvestre.

E a resposta é o Transplante Capilar. O cabelo transplantado é do próprio paciente, então o risco de rejeição é zero. A cirurgia acontece com anestesia local e sedação leve. O paciente recebe alta no mesmo dia e pouco tempo depois, seguindo todas as recomendações médica de pós-operatório, ele pode voltar à rotina normal pessoal e de trabalho.

O resultado mais visível do novo cabelo aparece com menos de um ano”, completa o médico.

Por isso, homem, abrace e assuma sua vaidade com orgulho. Você têm todo o direito do mundo de se sentir mais belo, seja para você mesmo, seja para a pessoa que você ama. O mais importante é se amar todos os dias e buscar a melhor versão de você.

_______________

Dr. Silvestre Silveira é médico com especialização na área de Dermatologia. Possui mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e é professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins. É também diretor geral da Clínica Suprema, há 12 anos em Araguaína atuando nas áreas de Dermatologia Clínica, Dermatologia Estética e Transplante Capilar, e colaborador do AF Notícias.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.