Esporte

Após vitória inédita para o Tocantins, estudante garante vaga no Mundial Escolar de Atletismo

Ele conquistou a medalha de ouro na modalidade Salto em Distância.

Por Redação
Comentários (0)

22/03/2023 14h40 - Atualizado há 1 ano
A vitória de Paulo Henrique Oliveira Silva é inédita para o Tocantins

O estudante Paulo Henrique Oliveira Silva, do Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva, de Combinado (TO), conquistou medalha de ouro no Salto em Distância no primeiro dia de disputas do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, que está sendo realizado em Brasília (DF), de 21 a 23 de março.

Com o resultado, o aluno do Tocantins garantiu vaga para disputar o Campeonato Mundial Escolar de Atletismo, no Rio de Janeiro, no período de 19 a 26 de junho deste ano.

Doze estudantes-atletas do Tocantins participam do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, representando as cidades de Palmas, Tocantinópolis, Pedro Afonso, Dianópolis, Angico, Pedro Afonso, Araguanã, Combinado, Porto Alegre do Tocantins e Barra do Ouro. O evento nacional serve como seletiva para o mundial.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE), viabilizou a participação da delegação do Estado no nacional, composta por 15 pessoas, entre atletas e professores.  As provas são realizadas na Divisão de Educação Física do Comando Militar do Planalto e terminam na quinta-feira (23).

O estudante Paulo Henrique Oliveira Silva conquistou a medalha de ouro na modalidade Salto em Distância com 6.63 metros, e seu irmão, o atleta João Lucas Oliveira Silva, ficou com o bronze, na mesma modalidade, saltando 6.58 metros. Outro resultado significativo para o Tocantins veio com Gabriel Santana Rodrigues, medalhista de prata na prova de corrida de 1.500 metros.

“Não estou nem acreditando que sou campeão nacional. Esta é a terceira vez que estou competindo no campeonato nacional. Valeu muito a pena o esforço de tanto tempo treinando, tentando. Essa medalha vai mudar a minha vida. Agora vou treinar pesado para ir forte para o mundial”, relatou emocionado Paulo Henrique.

De acordo com o professor e treinador dos atletas de Combinado, Rone Jonanthan Pereira de Melo, o inédito resultado representa uma conquista histórica. “Pela primeira vez temos dois atletas do Tocantins em um pódio da Série Ouro. Foram 42 inscritos de todo o País. Esta foi a prova com maior número de participantes do Desporto Escolar da história, e o nosso Estado saiu vitorioso”. Os três estudantes foram revelados nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). 

Os Jets envolvem, anualmente, cerca de 18 mil estudantes de escolas públicas e particulares com disputas em diversas modalidades individuais e coletivas, como voleibol, futsal, handebol, basquete, tênis de mesa, xadrez, ciclismo, vôlei de praia, badminton, judô, ginástica rítmica, natação e atletismo.

Confira a relação dos estudantes-atletas do Tocantins convocados para o Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo 2023, com suas respectivas modalidades e unidades escolares que representam.

Gabriel Santana Rodrigues, do Colégio Dom Orione, conquistou a medalha de prata nos 1.500 metros
Estudantes-atletas do Tocantins celebram conquista da medalha de ouro na modalidade Salto em Distância

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.