Jovem Senador

Estudante tocantinense recebe carta oficial do Senado Federal ao ser eleita Jovem Senadora de 2023

Ela é aluna do Colégio Estadual Dr Pedro Ludovico Teixeira, de Porto Nacional.

Por Redação
Comentários (0)

29/06/2023 08h16 - Atualizado há 9 meses
Fábio Vaz parabenizou a jovem senadora do Tocantins

A estudante Jakelyne Gomes Tavares, do Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, de Porto Nacional (TO), recebeu das mãos do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, uma correspondência singular, na tarde desta quarta-feira (28/6). Trata-se de uma comunicação do Senado Federal, envolta por uma caixa criada exclusivamente para a ocasião, do anúncio dos vencedores da etapa estadual do Programa Jovem Senador 2023.

Jakelyne Tavares disse que ficou muito feliz com a surpresa, pois não sabia que havia vencido o concurso até ler a correspondência do Senado. “Eu me sinto feliz, muito grata, porque é uma oportunidade de representar o Estado e os jovens estudantes do Tocantins. Essa oportunidade gerada no ensino público é algo que não incentiva só a mim, incentiva os outros estudantes da minha escola, e essa experiência em Brasília, no Senado Federal, vai ser boa, vai agregar para a minha vida futuramente”.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, parabenizou a jovem senadora do Tocantins e afirmou que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a comunidade escolar estão em festa por este grande feito. “É muito importante para o estado do Tocantins. O programa é a oportunidade de a escola pública ofertar aos alunos novas experiências. Lutamos por momentos assim, trabalhamos para ter uma escola pública de qualidade, queremos o melhor para os nossos alunos, que eles tenham um futuro próspero, percorram uma caminhada de sucesso”.

Para a diretora do Colégio, Suleima Cristina Botteri, é uma emoção muito grande ver uma aluna representando o Estado em um programa nacional. “Nós temos 740 estudantes, e receber esse anúncio é uma alegria, todo mundo está muito feliz. Muita emoção em saber que a Jakelyne estudou conosco desde o sexto ano, agora está na terceira série, concluindo no final deste ano. Tudo aquilo que a gente faz, tudo aquilo que a gente planeja, a gente vê que está dando certo. Eu costumo dizer que quem quer, consegue sim aprender, crescer e conquistar o que desejar”.

Jovem Senador

O Programa Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal, seleciona um vencedor em cada estado e no Distrito Federal para vivenciar uma semana de atividades legislativas em Brasília (DF). A vivência na capital do país ocorrerá entre os dias 21 e 25 de agosto próximo. Os ganhadores são selecionados por meio de um concurso de redação, que ocorre anualmente. Em 2023, o tema para nortear as produções textuais foi: “Saúde mental nas escolas públicas”.

O Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes de até 19 anos de idade do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. A cada ano, um tema diferente é proposto para um concurso de redação realizado a fim de selecionar um representante de cada estado para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país.

Para participar, as instituições de ensino devem enviar para as secretarias de educação do seu estado as redações que julgarem as melhores. Cabe à secretaria escolher os três melhores textos e enviá-los para a etapa nacional.

O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal.

Semana de Vivência Legislativa

Os 27 estudantes selecionados pelo programa, com os respectivos professores, participam de uma semana de vivência legislativa. Os jovens se reúnem no Senado durante quatro dias, elegem a Mesa, participam de comissões temáticas, apresentam e debatem ideias legislativas e votam as propostas. Ao final, as sugestões aprovadas pelos alunos são apresentadas à Comissão de Direitos Humanos (CDH) como ideia legislativa e podem até virar lei.

Fábio Vaz entrega o anúncio do Senado Federal à aluna do Colégio Estadual Jakelyne Gomes Tavares
O Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes de até 19 anos de idade

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.