Campeões!

Trio de estudantes do Tocantins vence a 43ª Jornada Nacional de Foguetes, no Rio de Janeiro

Competição foi realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro,

Por Redação
Comentários (0)

15/09/2023 11h49 - Atualizado há 7 meses
Foguete da equipe Abner Evolution alcançou 256 metros de distância.

João Pedro Crisóstomo de Sousa, Ricardo Vieira da Silva e Atila Dias Cerqueira, estudantes do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, venceram a 43ª Jornada de Foguetes nessa quinta-feira (14), em Barra do Piraí (RJ). Sob a orientação do professor Robson Barreira Soares, a equipe campeã demonstrou não apenas habilidades técnicas excepcionais, mas perseverança e parceria.

Ao longo da jornada, eles enfrentaram uma série de desafios, desde o projeto inicial até a construção e lançamento dos foguetes. Os membros da equipe Abner Evolution dedicaram muitas horas à pesquisa e ao desenvolvimento dos protótipos para garantir foguetes eficazes, eficientes e confiáveis. Mas a dedicação valeu à pena e o foguete campeão alcançou 256 metros de distância.

Após vários testes e algumas frustrações, nós conseguimos grandes resultados e ótima metragem, e a felicidade nos contagiou. Por meio da Jornada de Foguetes, conseguimos desenvolver as nossas habilidades, nas áreas de criatividade, oratória, sem contar com as amizades que fizemos”, relatou Átila.

João Pedro agradeceu os incentivos recebidos pela equipe. “Agradecemos a todos que nos apoiaram. Essa é uma iniciativa que ajuda a despertar o interesse dos jovens pela pesquisa, pela educação científica, especialmente nas áreas de física. Vencer essa competição é um grande feito não só para a nossa escola, mas também para a nossa cidade e região”, disse o estudante da 2ª série do Ensino Médio.

De acordo com o professor Robson Barreira, cada etapa do processo exigiu conhecimento científico, engenharia de precisão e habilidades de resolução de problemas, que foram enfrentados com sabedoria e determinação por João Pedro, Ricardo e Atila. “A conquista da equipe campeã na 43ª Jornada de Foguetes é mais do que um troféu, é uma demonstração do potencial da juventude na exploração espacial e na engenharia aeroespacial. Nossos estudantes brilhantes representam o futuro promissor da ciência e tecnologia, e seu sucesso inspira outros alunos tocantinenses a seguir seus passos”, revelou o professor.

A diretora da unidade escolar, Marizete Cardoso de Souza Freitas, enfatizou o impacto da participação da equipe neste evento renomado no cenário acadêmico de engenharia aeroespacial. “A equipe campeã da 43ª Jornada de Foguetes é um testemunho do poder da inovação, da colaboração e da determinação. Essa conquista merece reconhecimento e celebração, eles representam um futuro empolgante para a engenharia aeroespacial e a exploração espacial”, frisou.

Jornadas de Foguetes

 Desde 2009, são realizadas as Jornadas de Foguetes. Os participantes são convidados dentre aqueles que participaram da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). Em 2023 o evento reúne as equipes do nível três (6º ao 9º ano) e do nível quatro (Ensino Médio).

A Jornada é promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e tem o intuito de difundir conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa sobre o estudo da ciência astronômica, envolvendo as disciplinas de Ciências, Física e Geografia.

Alunos e professores que participaram da competição.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.