Dia do Professor

Ex-aluno se torna professor da escola onde estudou e vira exemplo: 'foi uma feliz coincidência'

José César é professor de História do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, de Araguaína.

Por Redação 1.469
Comentários (0)

15/10/2023 10h40 - Atualizado há 6 meses
A educação pública transforma vidas. Tenho muito orgulho de ser professor, diz José Sérgio

José Sérgio Oliveira Sales, professor efetivo da rede estadual de ensino do Tocantins é um exemplo de sucesso e inspira estudantes e colegas de profissão. Neste 15 de outubro, Dia do Professor, a história do educador representa os mais de 12 mil professores das escolas estaduais que assim como ele transformam vidas por meio da Educação.

Ex-aluno da rede estadual, José Sérgio, tem 42 anos e atua como professor de História no Centro de Ensino Médio Castelo Branco, em Araguaína, há oito anos. A unidade de ensino é a mesma onde ele cursou o Ensino Médio. “Estudei aqui de 97 a 99 e, no ano de 2015, retornei para a escola como servidor efetivo. Para aquele adolescente recém-chegado do interior do Maranhão com a esperança de estudar em busca de um futuro melhor, ter conseguido me formar e retornar como professor efetivo, justamente para o CEM Castelo Branco, onde minha jornada começou, foi uma feliz coincidência da vida”, contou.

O educador relatou com muita alegria os caminhos de sua trajetória escolar e acadêmica cursada integralmente em instituições públicas de ensino. “Desde a educação infantil até a pós-graduação, estudei na rede pública e me orgulho muito disso, pois foi por meio de cada uma dessas escolas e da universidade que me tornei o profissional que sou hoje. Minha história é prova de que a educação transforma e por isso eu faço questão de defender a escola pública brasileira, que é um instrumento de transformação na vida de milhões de jovens brasileiros”, enfatizou.

No CEM Castelo Branco, as aulas de José Sérgio são sempre sucesso entre os estudantes. “Ele sempre traz alguma novidade. A aula nunca é repetitiva, sempre propõe atividades para a gente vivenciar experiências que nos fazem aprender e não esquecer mais o conteúdo, porque marcam”, afirmou Thamires Olyne Silva, aluna da 2ª série do Ensino Médio.

Professor José Sérgio e a estudante Thamires Olyne

Toda essa popularidade de José Sérgio entre os estudantes é atribuída à atuação criativa e à atenção dispensada aos educandos, que constantemente são envolvidos em projetos. Recentemente ele levou os estudantes para aprenderem sobre povos originários e comunidades tradicionais do Tocantins visitando a comunidade quilombola Cocalinho e uma aldeia Karajá-Xambioá. Outra ação desenvolvida por José Sérgio, na unidade escolar, utiliza os álbuns de fotografia das famílias dos estudantes para a construção do conhecimento histórico.

Aulas do professor são sucesso entre os estudantes do CEM Castelo Branco

“O Sérgio é cativante e faz diferença na vida da gente, nos ensinando sobre história, mas também sobre pensamento crítico, socialização, nos orientando para a vida e incentivando sempre a estudar e buscar sucesso profissional. Ele é um exemplo de vida para nós alunos. Posso dizer com certeza que a minha vida mudou depois que comecei a estudar com ele”, revelou Thamires.

Recentemente os estudantes aprenderam sobre história em visita à comunidade indígena Karajá-Xambioá

Para o educador, poder contribuir com a transformação de vidas por meio da Educação é o maior motivo para comemorar seus quase 15 anos como professor.  “Não há melhor recompensa do que ver o sucesso dos nossos alunos, entrando na faculdade, formando, tendo sucesso na vida profissional e pessoal. Semana passada, encontrei uma ex-aluna, que está cursando História, e ela disse que fui inspiração para ela. Fiquei muito feliz em saber que minha trajetória profissional faz a diferença na vida dos meus alunos. Encontrar uma ex-aluna que decidiu também ser professora e ainda mais da área de história, é motivo de muito orgulho”, enfatizou.

 Projeto desenvolvido pelo professor na comunidade quilombola Cocalinho

Como surgiu o Dia do Professor

O Dia dos Professores começou a ser comemorado no Brasil em 1963, durante o governo do presidente João Goulart. A homenagem foi oficializada a partir do Decreto Federal nº 52.682, no dia 14 de outubro do mesmo ano.

A data foi escolhida porque o imperador Dom Pedro I, no dia 15 de outubro de 1827, emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar, que marcou o início da educação básica no Brasil por meio da Escola de Primeiras Letras.

Concurso da educação

Neste ano, o Dia do Professor no Tocantins está sendo comemorado com uma grande conquista da classe: o Concurso da Educação. Realizado pelo Governo do Tocantins, o certame era aguardado há mais de 14 anos.  São 5.242 vagas para o provimento dos cargos de professor da educação básica, coordenador pedagógico, orientador educacional, professor da educação básica indígena, orientador educacional e coordenador pedagógico na educação indígena. Os novos concursados terão remuneração inicial de R$ 5.674,35.

Os candidatos com deficiência foram convocados para a perícia médica, que deve ocorrer no dia 28 de outubro. Já a publicação do resultado definitivo da prova discursiva está prevista para o dia 20 do mesmo mês. O resultado final do concurso será divulgado no dia 30 de novembro, e os novos servidores empossados começarão suas atividades no início do ano letivo de 2024.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.