Lançamento de Livro

Ex-secretário da Educação, Danilo de Melo lança livro sobre vivências da educação integral no Estado

Danilo Melo implantou a escola de tempo integral no Tocantins.

Por Redação
Comentários (0)

13/10/2023 10h56 - Atualizado há 6 meses
Daanilo Melo é ex-secretário de Educação no Tocantins

O ex-secretário de Educação do Estado do Tocantins, Danilo de Melo, vai lançar o seu livro “Educação Integral – Vivências no Tocantins”, nesta segunda-feira (16/10), às 9h, no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).

Danilo de Melo Souza é poeta, escritor, especialista na área educacional, além de ter sido o secretário de Educação no governo Siqueira Campos e em Palmas, nos mandatos dos prefeitos Raul Filho e Carlos Amastha. 

Melo implantou a escola de tempo integral no Tocantins e, como resultado de seu trabalho, Palmas foi reconhecida como a melhor educação pública do Brasil e erradicou o analfabetismo nas crianças e adolescentes de 15 anos no estado. O livro é um relato de todo esse processo.

“A Educação Integral em Palmas é um modelo sustentável que se mantém como política de estado, sendo referência de qualidade nos índices nacionais e como modelo curricular inclusivo” destacou o escritor ressaltando que “tem sido uma tarefa de muitos governos e educadores, vanguarda no Brasil. Superando modelos clássicos como os CIEPs, Escola Parque e CEUs”. 

Perfil Danilo Melo

Danilo de Melo Souza nasceu em Parnaíba. É mestre em Educação: Políticas e Gestão da Educação – UnB e professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Foi secretário de Educação do Estado da Bahia (2022); secretário de Educação de Palmas – (2005 a 2010 e 2014 a 2018); e secretário de Estado da Educação do Tocantins (2011 a 2013).

Também foi presidente da Fundação Cultural do Tocantins (2013/14); Presidente do Conselho Nacional do FUNDEB (2012/14); Presidente da UNDIME da Região Norte do Brasil (2005/06) e secretário de Cultura de Parnaíba – PI (1993/1996).

É poeta e membro da Academia Parnaibana de Letras desde 1991.

Referência Nacional

A experiência do autor em gestão educacional tem forte interface na área de cultura e em projetos inovadores de Educação Integral, que colocaram Palmas e o Estado do Tocantins como referência nacional em educação de qualidade na última década.

A formação acadêmica do professor Danilo de Melo Souza iniciou-se no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, no Campus Ministro Reis Veloso, em Parnaíba, sua cidade natal.

Atualmente cursa doutorado pela Universidade Federal Fluminense e atua como consultor da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.