Prevenção

Exame para diagnóstico precoce de infarto é realizado no CDT, pioneiro no Tocantins

Tomografia do Coração é indicado para pacientes com mais de 40 anos

Por Redação 617
Comentários (0)

26/04/2022 14h51 - Atualizado há 1 ano
O principal exame para detectar com precisão a presença de placas no coração, com riscos de obstruções, é a Angiotomografia Coronariana (AngioTC)

Dados do Ministério da Saúde indicam que entre 2010 e 2019 houve um aumento de cerca de 59% nas internações de pessoas de até 39 anos por infarto e de 9% nas mortes. O principal exame para detectar com precisão a presença de placas no coração, com riscos de obstruções, é a Angiotomografia Coronariana (AngioTC) ou Tomografia do Coração, como é popularmente conhecida.

O CDT Diagnósticos é pioneiro no Tocantins na realização do exame indicado para pacientes com mais de 40 anos de idade com histórico ou características de gordura, diabetes, hipertensão, uso de cigarros e etc. O exame é realizado por um especialista em cardiologia, sendo realizado no CDT Diagnósticos pelos Drs. Andrés Gustavo Sánchez Esteva e Ibsen Suetônio Trindade.

O cardiologista Wallace André Pedro da Silva destaca que a AngioTC é um exame muito importante para o caso de suspeita de dor no peito em aperto por entupimento das artérias. “Sempre com esse objetivo de identificar precocemente a presença de artérias coronarianas obstruídas por placas de gordura, ou placas de cálcio, que podem determinar, futuramente, infarto agudo do miocárdio”, explicou.

O cardiologista explica que, com este exame, o médico poderá determinar se o paciente tem baixo, moderado ou alto risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana obstrutiva. "Esse exame é uma nova ferramenta que poderá ser utilizada no pronto socorro como classificação de riscos de pacientes com dor no peito, por exemplo", enfatizou.

O exame poderá ser utilizado no pronto socorro ou consultório para o diagnóstico em pacientes com dor no peito em aperto. Nesse sentido, a Angiotomografia Coronariana passa a ser uma importante ferramenta no auxílio do diagnóstico precoce desse tipo de doença.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.