Cultura

Filme 'O Barulho da Noite' recebe patrocínio da Energisa e produtores comemoram

É a primeira vez que acontece adesão da iniciativa privada ao patrocínio de uma obra audiovisual local.

Por Redação 920
Comentários (0)

02/01/2019 16h12 - Atualizado há 5 anos
Filme O Barulho da Noite

A miracemense, cineasta e produtora Eva Pereira, já é conhecida dos tocantinenses por levar a história, o turismo e as belezas naturais do Estado para as grandes produções nacionais nas quais tem trabalhado. Ela conseguiu inserir no trade audiovisual as belezas e talentos tocantinenses e fechou 2018 com chave de ouro. Seu primeiro filme de ficção, O Barulho da Noite, conseguiu uma importante cota de patrocínio da empresa Energisa para sua finalização.

Segundo a ATCV (Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo) é a primeira vez que acontece adesão da iniciativa privada ao patrocínio de uma obra audiovisual local.

Para o cineasta Hélio Brito, presidente da ATCV, "o patrocínio representa neste momento um divisor de águas na história do Audiovisual do Estado, a Energisa passa a ser a primeira empresa a investir numa produção cinematográfica genuinamente nossa. Principalmente, utilizando-se, dos incentivos federais através da Lei do Audiovisual. que há tempos são utilizadas em outros estados e por muitas empresas, porém, no Tocantins,  é a primeira vez que acontece, por isso um motivo a mais a ser comemorado e a torcida para que outras empresas venham aderir ao fomento do setor."

A produtora Kécia Garcia, da Tapioca Cine Tour, destaca que "patrocinar/apoiar o cinema local é uma forma de reconhecimento e respeito ao setor, além de demonstrar que as empresas estão engajadas com o desenvolvimento da comunidade onde atua. A torcida é para se conseguir adesão de mais empresas,  em mais projetos, afinal, é uma relação em que todos ganham. A empresa com a visibilidade e os incentivos, o projeto com sua execução que consequentemente gera empregos e aquece o mercado local, e a cultura da região que se fortalece".

"É emocionante perceber uma empresa acreditando em nosso potencial e contribuir para que o recurso seja mantido em nossa própria região", disse.

Dados coletados pelo IBGE em 2016, por meio de pesquisas setoriais (Pesquisa Anual de Serviços-PAS e Pesquisa Anual de Comércio-PAC) e do Sistema de Contas Nacionais, apontam que o mercado audiovisual brasileiro gera cerca de 98 mil empregos em todo país, movimenta 25 bilhões de reais ao ano, equivalente a 0,46% do PIB brasileiro. Mais do que a indústria farmacêutica, de celulose e têxtil.

"No Tocantins, apesar do avanço dos últimos anos, o audiovisual ainda atravessa uma estágio incipiente de desenvolvimento, a ausência de políticas de fomento e incentivos dos entes locais (estado e municípios)  faz com que o setor tenha  sobrevivido  nos últimos anos, majoritariamente, por prêmios em editais nacionais. Despertar o olhar da iniciativa privada é lançar esperança de dias melhores para a nossa produção tocantinense”, disse Eva Pereira.

O FILME

Além de ser a primeira produção tocantinense a receber  patrocínio da iniciativa privada, O Barulho da Noite já havia entrado para a história como o primeiro projeto do Estado a ser contemplado na mais importante chamada pública/edital de fomento ao cinema brasileiro, promovido pela Ancine ( Agência Nacional do Cinema) Trata-se, do PRODECINE 1 –  Programa de Desenvolvimento ao Cinema Nacional, o prêmio de 2 milhões viabilizou toda produção e filmagem, e agora o filme entra na etapa de pós-produção.

"Sou grata por cada um dos profissionais e apoiadores que acreditaram na nossa região, na nossa história, no potencial da nossa gente ”, revelou Eva.

O filme foi rodado todo no Tocantins, uma fazenda nas proximidades de Palmas serviu de locação principal, onde todo cenário do filme foi construído por mãos de obra tocantinense. Entre os temas abordados pelo enredo, esta e o combate à exploração sexual infantil, bem como, o protagonismo feminino que é destacado pelo núcleo feminino composto pela atriz Emanuelle Araújo e as revelações tocantinenses Alicia Santana  ( 08 anos, de Mateiros)  e Anna Alice Dias ( 04 anos - Miracema do Tocantins) Além de nomes como Marcos Palmeira, Tonico Pereira, Patrick Sampaio e dos Tocantinenses, Mercês Campelo, Wertemberg Nunes, Cícero Belém, Chico Chocolate e participação de Antista do Acordeon e Foliões do Divino Espírito Santo de Natividade.

O Barulho da Noite será lançado em Julho de 2019 e pretende representar o Tocantins em festivais nacionais e internacionais de cinema, além, do circuito comercial, salas de cinema.

Produção do filme
Cenas do filme
Eva Pereira com o Presidente da Energisa Tocantins, Márcio Zidan

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.