Leitura

Geladeira velha é transformada em estante de livros e estimula a leitura com sustentabilidade

Ideia é que a Geladeiroteca funcione no sistema de rodízio.

Por Redação
Comentários (0)

01/01/2023 09h36 - Atualizado há 1 ano
A Geladeiroteca do Naturatins recebeu mais de 250 exemplares de livros de vários gêneros literários

De janeiro a dezembro de 2022, o projeto “Geladeiroteca: alimente sua fome de conhecimento”, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), conseguiu doação de 258 exemplares de diversos gêneros literários, incluindo livros técnicos e didáticos. No fechamento das atividades do ano, foram contabilizados apenas 50 exemplares disponíveis, o que significa que 208 livros foram levados por leitores usuários da geladeira literária.

O projeto da Geladeiroteca do Naturatins teve início em 2019, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O objetivo da iniciativa é o uso de uma geladeira velha, adaptada para se transformar em uma estante de livros, acessível a todos que tenham interesse em utilizar seu acervo.

A geladeira é abastecida por meio de doações e a ideia é que seja um acervo rotativo, com livros entrando e sendo levados para casa por leitores. Segundo a equipe do Ecotime do Naturatins, responsável pelo projeto, além de incentivar a leitura, o projeto incentiva a sustentabilidade ambiental, promovendo uma atividade de lazer e cultura.

A Geladeiroteca faz parte da Agenda Ambiental do Naturatins (A2N), que busca sensibilizar os servidores sobre a necessidade de mudança de comportamento ambiental. Entre as medidas está a busca por uma postura apropriada, referente à utilização dos recursos naturais, de modo a zelar pelo bem público e combater o desperdício de materiais, como copos descartáveis, papel, água, energia elétrica, entre outros, utilizados durante o expediente de trabalho.           

A ideia é que a Geladeiroteca funcione no sistema de rodízio, ou seja, que os livros sejam lidos e devolvidos, facilitando momentos de leitura e integração dos colegas de trabalho, que em meio à correria do dia a dia não desfrutam de momentos de convivência nem da leitura de bons livros.

Para que a Geladeiroteca continue funcionando é preciso contar com novas doações, inclusive de livros infantis, já que vários filhos de servidores também são usuários do projeto.

Interessados em fazer doações podem solicitar mais informações ou acionar o sistema de coleta para que os volumes doados sejam buscados no local da doação entrando em contatoato com Ana Cláudia, pelo telefone (63) 98451-3937.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.