Ciência & Pesquisa

Hospital universitário federal lança livro sobre infecções virais na área pediátrica, em Araguaína

São 20 artigos assinados por 120 colaboradores. A publicação foi lançada na II Semana Médica.

Por Redação
Comentários (0)

21/10/2023 09h10 - Atualizado há 6 meses
Livro científico tem 20 artigos assinados por 120 colaboradores

O Hospital de Doenças Tropicas da Universidade Federal de Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lançou, no último dia 19, o quarto livro científico da instituição, uma obra de 353 páginas chamada “Não é só uma virose”, com 20 artigos relacionados às infecções virais que afetam crianças.

A solenidade de lançamento da publicação fez parte da II Semana Médica e Eventos Científicos da instituição e contou, ainda, com uma homenagem ao Dia do Médico. O livro está disponível para download, clicando aqui.

O cardiologista pediátrico Márcio Brito disse que o HDT já tem um histórico de publicações científicas tratando de doenças infecto parasitárias e, dentro desta linha, a abordagem de infecções virais em pediatria é importante considerando o crescimento no número de casos que apareceram na rede pública neste ano.

Este aumento da demanda chamou a atenção e levou a gente, nós e os pesquisadores, a tentar fazer este compêndio, esta revisão destas infecções na assistência pediátrica”, explicou o médico, que é um dos organizadores do livro, que contou com a colaboração de 120 pessoas, entre especialistas, pesquisadores, professores, alunos e residentes que assinaram os artigos.

O reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben, que assinou a apresentação do livro, fez questão de lembrar do impacto deste tipo de estudo para a Medicina e para a sociedade brasileira e destacou a importância da parceria entre a universidade e a Ebserh, por meio do HDT. “Para a UFNT é grande a satisfação de contar com o HDT e pesquisadores que desempenham e apresentam seus trabalhos, podendo contribuir no debate sobre a saúde de forma mais ampla”, disse.

Enfermeira residente do HDT, Amanda Brandão de Souza, que assinou um artigo sobre Caxumba juntamente com outro cinco pesquisadores, confirma a importância da obra para compreender a realidade sobre o tema e ressalta a importância de profissionais da assistência participarem deste tipo de atividade científica. 

Como uma das enfermeiras residentes, tenho tido a oportunidade de testemunhar em primeira mão a importância da colaboração entre profissionais de diversas áreas. Acredito que a participação de todos nós, residentes, foi fundamental no auxílio da construção deste livro. Afinal, nossa experiência prática nos permite enxergar as nuances das doenças virais de uma maneira única”, explicou.

Profissionais ressaltam integração entre ensino e pesquisa e assistência

O professor do curso de Medicina da UFNT, Helierson Gomes, que ministrou uma palestra com o tema “Aprimorando a qualidade na produção e publicação de artigos científicos”, explicou que a participação de acadêmicos, residentes e profissionais de saúde neste tipo de publicação reforça a importância da conexão entre ensino, pesquisa e assistência.

A prática não deixa de estar utilizando diariamente a pesquisa e o aluno que se envolve com ciência vai amadurecendo e aprendendo a se tornar um pesquisador, tanto para resolver um problema quanto para criar soluções com bases científicas”, disse.

A chefe substituta do Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tencnológica/GEP, Regiane Alves, uma das organizadoras do livro, concorda com a importância deste tipo de evento para reforçar os laços entre ensino e assistência. “A ideia do encontro científico é de promover a integração entre as residências em saúde do HU, estudantes de graduação, profissionais do HU, preceptores e professores bem como fortalecer o ensino e pesquisa entre o corpo discente e docente, de modo a incentivar o intercâmbio com pesquisadores”, disse.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.