Ciência

Nasa divulga imagens incríveis e inéditas do Universo registradas pelo maior telescópio do mundo

Fotografias mostram galáxias a anos-luz de distância

Por Redação
Comentários (0)

13/07/2022 11h17 - Atualizado há 1 ano
Montanhas e vales com estrelas brilhantes

A  Agência Espacial dos Estados Unidos divulgou constelações nunca mostradas com tamanha nitidez. Os registros foram feitos pelo maior telescópio já lançado no espaço, o James Webb, e divulgados nesta terça-feira (12). As fotos repercutiram nas redes sociais e foram compartilhadas por centenas de pessoas.

As imagens foram também exibidas na Times Square, uma região famosa de Manhattan, em Nova York, conhecida por grandes telões instalados em seus prédios.

As fotos e os dados divulgados marcam o início oficial das operações científicas do telescópio espacial de US$ 10 bilhões que promete “transformar nossa compreensão do universo”, segundo a Nasa, e mostram duas nebulosas (gigantes nuvens de poeira e gás que pairam no espaço), um exoplaneta gasoso, e um grupo de galáxias a cerca de 290 milhões de anos-luz de distância.

O telescópio James Webb mostrou também galáxias de 13 bilhões de anos. Em um dos registros capturou “montanhas” e “vales” repletos de estrelas brilhantes que são, segundo especialistas, a borda de uma região jovem e próxima de formação de estrelas chamada NGC 3324, na Nebulosa Carina.

“Hoje, apresentamos à humanidade uma visão inovadora do cosmos do Telescópio Espacial James Webb – uma visão que o mundo nunca viu antes”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson.

O James Webb

O telescópio (JWST na sigla em inglês: James Webb Space Telescope) foi lançado no Natal de 2021, depois de alguns anos de atrasos sucessivos, e tem alguns objetivos ambiciosos.

Segundo a Nasa, ele ajudará a resolver mistérios em nosso sistema solar, irá olhar para mundos extremamente distantes, investigará as origens do nosso universo e poderá até mesmo explorar o potencial de vida em sistemas planetários remotos.

O observatório é considerado o maior telescópio de ciência espacial já construído. Somente seu escudo solar, estrutura que o protege da luz e do calor do Sol, tem aproximadamente o tamanho de uma quadra de tênis (explore o modelo em 3D abaixo). Ao todo, com suas mais de 6 toneladas, o JWST chega a ter um peso de um ônibus escolar.

Inicialmente prevista para durar cerca de cinco a dez anos, a missão do Webb deve produzir operações científicas por mais de uma década. Segundo a Nasa, essa estimativa ambiciosa é resultado do sucesso que foi o lançamento do observatório, que garantiu um excesso de combustível para prolongar sua vida útil.

Diferentemente do Hubble, o JWST não está em órbita ao redor da Terra. Na verdade, ele orbita o Sol, a 1,5 milhão de quilômetros de distância do nosso planeta, no chamado ponto de Lagrange ou L2.

Essa é uma região do espaço que permite que o telescópio fique alinhado com a Terra enquanto se move ao redor do Sol. Segundo a Nasa, essa posição estratégica fará com que o Webb possa ter operações científicas 24 horas por dia, sem interrupções.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.