Dica

Máscara e óculos de grau: médico orienta como usar e evitar o embaçamento das lentes

Especialista dá dicas para não embaçar as lentes do seus óculos durante o uso da máscara de proteção

Por Redação 1.167
Comentários (0)

07/05/2020 10h59 - Atualizado há 3 anos
Atenção ao tamanho e modelo da sua máscara na hora da compra

O uso de máscaras de proteção é obrigatório para todas as pessoas que transitam em espaço público, para evitar a transmissão do novo coronavírus, segundo decreto da Prefeitura de Palmas.

Além de lavar bem as mãos, passar álcool em gel e usar máscaras caseiras ou cirúrgicas (descartáveis), o cuidado deve ser redobrado para quem também usa óculos de grau, já que as lentes embaçam.

As máscaras descartáveis tem um arame e você pode moldá-la de acordo com o seu rosto para diminuir o embaçamento, como explica o médico oftalmologista, Gustavo de Sá.

Na hora da compra é importante se atentar ao tamanho da máscara, bem como ao modelo, já que tem que estar tampando bem a boca e nariz e os óculos podem ser apoiados sobre a máscara, desta forma o embaçamento é menor”, explica o médico oftalmologista.

Use fita do tipo micropore ou fita crepe para colar a parte superior da máscara no nariz. Outra dica é usar lavar as lentes com água e sabão neutro e deixa-lo secar ou sprays desembaçantes comprados em óticas, com isso é criado uma barreira que evita que gotículas se formem e embacem as lentes.

Cuidados com os olhos

Como a transmissão do coronavírus se dá de forma viral, pelo contato, é importante se atentar a tudo o que pode conter gotículas de saliva, transmitidas pela fala, tosse, beijo ou espirro ou ainda, por superfícies contaminadas, como as mãos, objetos, maçaneta, botão do elevador, corrimão de escada, apoio do ônibus entre outros.

O contágio acontece com o contato dessas gotículas com a nossa mucosa dos olhos, da boca ou do nariz. Segundo o médico oftalmologista, para se proteger do contágio do coronavírus pelos olhos, é preciso cuidado. 

Evite o contato direto com pessoas doentes e/ou infectadas, ou ainda, higienize as mãos (lavando-as com água e sabão por pelo menos 30 segundos e utilizando álcool em gel), pois elas podem estar contaminadas e se você colocar as mãos nos olhos, o contágio acontece”, orienta o oftalmologista.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.