Tecnologia

Microsoft diz que Game Pass 'canibaliza' as vendas de jogos, apontam documentos da CMA

No documento, o termo “canibalização” aparece nove vezes.

Por Redação
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18/02/2023 05h48 - Atualizado há 1 ano
Isso quer dizer que, quando um título é disponibilizado no serviço de assinaturas, as vendas caem

A Microsoft começou o processo de aquisição da Activision Blizzard há quase um ano, e desde então a compra vem sendo questionada por autoridades reguladoras de países europeus e dos Estados Unidos. Esse processo tem revelado alguns detalhes relacionados à dona do Xbox e Sony, empresa que vem se opondo à negociação.

Dentre esses detalhes interessantes está a previsão do lançamento do PlayStation 6 e, agora, novos documentos revelados pelo órgão regulador britânico, CMA, mostram que a Microsoft reconhece que o Game Pass “canibaliza” as vendas de seus jogos.

No artigo divulgado pela CMA (Competition and Markets Authority ou Autoridade de Concorrência e Marketing) do Reino Unido, está descrito que o sistema de assinatura de jogos da fabricante do Xbox prejudicaria as vendas dos jogos em seu ecossistema – apesar do arquivo mencionar a porcentagem desse impacto, os valores são censurados na versão pública do processo.

 "Análises internas da Microsoft mostram um declínio (porcentagem não divulgada) nas vendas de um jogo base nos 12 meses seguintes a sua adição no Game Pass", diz um trecho. Outra passagem diz que "documentos internos da Microsoft reconhecem que adicionar títulos ao Game Pass levaria a uma canibalização das vendas dos jogos".

Isso quer dizer que, quando um título é disponibilizado no serviço de assinaturas, as suas vendas caem. O fato é compreensível, já que muitas pessoas preferem assinar o Game Pass para ter acesso a centenas de jogos em vez de comprar apenas um. Outras modalidades de games, como os cassinos online, oferecem um serviço que também atrai os jogadores, já que permitem a diversão com diversas modalidades de jogos e sem gasto inicial com os bônus de cassino online presentes no cassinos.info, o qual lista cupons e promoções interessantes. Dentre as modalidades disponíveis nas plataformas online estão os jogos de cartas, como poker, baccarat e blackjack, máquinas caça-níqueis e bingo.

Canibalização

No documento publicado pela CMA, o termo “canibalização” aparece nove vezes. Em outro trecho, está mencionado que a adição de Call of Duty no Xbox Game Pass também poderá canibalizar as vendas da franquia em seu ecossistema e afetar a receita da empresa, já que a maior parte do valor arrecadado vem dos jogos da Activision.

Essas informações contrariam comentários de executivos da Microsoft, que quando questionados a respeito, falavam que um jogo acabava vendendo mais após ser disponibilizado no Game Pass. Na verdade, esses dados divulgados por funcionários da empresa de tecnologia, como Phil Spencer, só se mostraram corretos quando se falava de jogos gratuitos para jogar.

Impacto das assinaturas de games em estúdios indie

Serviços de assinatura de games, como o Game Pass, são ótimos chamarizes para as empresas que os oferecem e trazem muitos benefícios ao consumidor. Para os desenvolvedores, esse tema pode ficar um pouco mais complexo, e recentemente a CEO da Finji, a publicadora responsável por distribuir Tunic, jogo aclamado, falou a respeito.

Segundo Bekah Saltsman, o lançamento dos games é o retorno do investimento financeiro após as etapas de apresentações de ideias, financiamento e desenvolvimento. De acordo com ela, vários estúdios estão sendo fundidos ou adquiridos por grandes serviços de assinatura, uma indústria que vem se consolidando ainda mais nos últimos dois anos. A executiva afirma temer que os indies passem a deixar de ser necessários.

"Será que os orçamentos serão suficientes para os indies continuarem a fazer coisas legais com os custos de produção tão altos?", questiona. Ela ainda nota que o modelo de negócios dos serviços por assinatura pode ser incrível e assustador ao mesmo tempo. ”O que mais me preocupa são os times independentes menores que talvez não tenham experiência como criadores e que talvez não tenham o espaço e o dinheiro necessários para fazer um jogo," conta a CEO.

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