Pode ser rebaixada?

Ministro da Saúde quer rebaixar status da Covid de pandemia para endemia, menos grave

Marcelo Queiroga reuniu-se com o presidente do Senado nesta terça.

Por Redação
Comentários (0)

15/03/2022 17h23 - Atualizado há 2 anos
Marcelo Queiroga reuniu-se com Rodrigo Pacheco nesta terça-feira.

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reuniram-se, nesta terça-feira (15/03), na residência oficial do Senado, para discutir sobre a revogação do estado de emergência sanitária em decorrência da pandemia da Covid-19, declarada em fevereiro de 2020.

Segundo Pacheco, Queiroga apresentou dados sobre a pandemia, como o número de internações e o avanço da vacinação de crianças e adultos e falou da possibilidade de o país flexibilizar o estado de emergência sanitária.

Diante da sinalização, manifestei ao ministro preocupação com a nova onda do vírus, vista nos últimos dias na China, mas me comprometi a levar a discussão aos líderes do Senado”, disse Pacheco.

Queiroga também se reuniu, na última sexta-feira (11/3) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Nesta semana, ele ainda tem um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, para debater o mesmo assunto.

O ministro já havia sinalizado a possibilidade de cancelar a medida de emergência. Queiroga argumentou, na noite de segunda-feira (14/3), que a diminuição constante dos casos e óbitos causados pela Ômicron dá segurança para fundamentar a medida.

Muitas portarias foram editadas em função da emergência sanitária, e nós não podemos interromper as políticas públicas, porque afinal de contas foram elas que permitiram que chegássemos ao estágio atual”, explicou.

Queiroga, todavia, afirmou, nesta terça-feira, que o Brasil registrou os dois primeiros casos positivos da variante Deltacron da Covid-19. A cepa, identificada pela primeira vez na França, combina características das mutações Delta e Ômicron.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.