Babaçulândia

Manicure precisa de R$ 65 mil por mês para comprar medicação contra câncer raro e pede doações

Justiça negou por 3 vezes o pedido de Jéssica para que a medicação seja fornecida pelo Estado.

Por Conteúdo AF Notícias 1.649
Comentários (0)

12/09/2023 18h20 - Atualizado há 7 meses
Jéssica dos Santos Silva, de 32 anos.

Há dois anos, a moradora de Babaçulândia (TO), Jéssica dos Santos Silva, de 32 anos, descobriu um câncer de pele raro, chamado melanoma metastático, e vem travando na Justiça o direito de ter gratuitamente a medicação de alto custo para o tratamento da doença, que não é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os remédios, Dabrafenibe e Trametinibe, custam cerca de R$ 65.790,00. Sem a ajuda do Poder Público, Jéssica depende de doações e da solidariedade das pessoas. Ela trabalhava como manicure, mas deixou de atender as clientes por causa da doença. 

Hoje faço uso de Dabrafenibe e Trametinibe, os dois em conjunto. Essa medicação foi a única que deu certo pra mim. Só que no SUS não tem tratamento que possa substituir essa medicação. Então, hoje pra eu viver, e a doença não avançar, dependo desses remédios”, explicou.

Jéssica conta que a doença começou no tórax e passou para o pulmão e virilha esquerda. O tratamento contra a doença iniciou em Araguaína, com cirurgia e radioterapia, mas segundo os médicos, o tratamento mais eficaz para combater o câncer deveria ser imunoterapia, mas acabou não surtindo efeito.

“Consegui uma vaga no Hospital de Amor de Barretos, em São Paulo, onde entrei em um estudo clínico de imunoterapia e tomei as doses por 5 meses, mas, infelizmente, a doença avançou mais ainda, devido a um tipo de mutação no meu DNA, chamada mutação braf v600. Por isso, a imunoterapia pra mim não serviu, daí então, operei a coxa esquerda e a axila esquerda. Os médicos de Barretos falaram pra mim testar um tratamento fora do SUS, que seria terapia –alvo".

Com a ajuda de amigos, familiares e vizinhos, Jessica conseguiu comprar a medicação no primeiro e segundo mês, que tem surtido efeitos positivos contra a doença. “Graças a essa medicação que eu tomo, todos os nódulos estão diminuindo e a doença está estabilizada, graças a Deus”.

JUSTIÇA NEGOU PEDIDO 

Jéssica tentou conseguir que a medicação fosse fornecida pelo Governo do Estado, mas a Justiça negou o pedido por três vezes.

“Hoje em dia eu estou bem, pois não sinto mais dores. Agradeço muito a Deus e às pessoas que estão doando. Já usei o remédio por dois meses, e estou na luta todos os meses para conseguir juntar o dinheiro e comprar. Estou há 4 dias sem tomar a medicação, mas tenho fé em Deus que vamos conseguir juntar todo o dinheiro mais uma vez, e comprar, por que ele custa 65.790,00”, finalizou a manicure.

Doações podem ser feitas pelo Pix: jessicapop56@hotmail.com (Jéssica dos Santos Silva)

Mais informações sobre o caso podem ser obtidas pelo telefone (63) 99292-5183.

Medicação de alto custo não é fornecida pelo SUS
Relatório Médico do Hospital de Barretos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.