Tocantins

Ativista cultural Francisco Costa Andrade morre após sofrer parada cardíaca em Palmas

Polêmico e aguerrido, o artista sempre foi atuante na defesa da cultura.

Por Redação
Comentários (0)

10/11/2021 10h38 - Atualizado há 2 anos
Artista Visual autodidata, desde os 13 anos desenhava e pintava, em Brasília

O artista visual, ativista cultural e servidor público municipal aposentado Francisco Carvalho Costa Andrade, faleceu na madrugada desta quarta-feira, (10/11), em decorrência de complicações após uma parada cardíaca.

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) lamentaram profundamente o falecimento do artista.

Natural de Simplício no Piauí, e criado em Brasília (DF), Costa Andrade residia em Palmas desde 1998, onde exerceu grande ativismo cultural e promoveu diversas exposições e mostras coletivas e individuais, sendo um dos fundadores da Associação de Artistas Visuais do Tocantins (Avisto). Polêmico e aguerrido, o artista sempre foi atuante na defesa da cultura e dos direitos da classe artística.

Costa Andrade era formado em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – Ceub/1981.  Artista visual autodidata, desde os 13 anos desenhava e pintava, em Brasília, participando do movimento artístico local. A partir da sua vinda para o estado do Tocantins vinha atuando ativamente para o crescimento e fortalecimento das Artes Visuais. 

O artista deixa a esposa Sueli Costa Andrade, três filhos, Marina, Ricardo e Gabriel e cinco netos. 

O corpo será velado na Funerária Pax Palmas, na 210 Sul, em frente ao IFTO, com início às 9 horas e sepultamento às 16 horas no Cemitério Municipal Jardim da Paz.

NOTA DE PESAR

Com muito pesar recebemos a notícia do falecimento do artista plástico Francisco Costandrade. Homem de grande talento nas artes plásticas, que deixa um imenso legado de serviços dentro de seu campo de atuação. Suas ações contribuíram de forma grandiosa o crescimento, desenvolvimento e divulgação da cultura em nosso Estado, e até mesmo fora dele.

Nossos sentimentos à família.

Associação Amigos do Museu Palacinho – Instituto Palacinho

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.