Turismo

Plataforma digital gratuita reúne tudo sobre ecoturismo na Serra do Carmo, em Palmas; confira!

Mirantes, cachoeiras, opções para a prática de esportes, pesqueiros e trilhas.

Por Redação
Comentários (0)

25/05/2024 14h40 - Atualizado há 3 semanas
A proposta é ampliar o acesso a diversos conteúdos sobre o turismo disponível na Serra do Carmo

Notícias do Tocantins - A exuberância da Serra do Carmo, em Palmas, especialmente os seus pontos e oportunidades para o ecoturismo, foi catalogada em projeto acadêmico de mestrado e acaba de ser disponibilizada oficialmente para o público em geral. O site <www.serradocarmoecotur.com.br> reúne textos, fotos e conteúdos interativos para que o usuário possa explorar gratuitamente as informações sobre a Serra da Carmo na Capital a partir de recursos tecnológicos inovadores, entre eles, imersão virtual 360º.

A plataforma reúne informações completas sobre mirantes, cachoeiras, opções para a prática de esportes, pesqueiros e trilhas, tudo disponibilizado por meio de conteúdo interativo, fotografias e vídeos em alta qualidade. Os turistas podem baixar as rotas das trilhas já mapeadas e disponíveis para download, o que pode ser usado em dispositivos, como smartphones e relógios inteligentes.

A iniciativa de implantação da plataforma digital é de Vanderlan Coelho Maciel, acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Conforme o Acadêmico, a proposta é ampliar o acesso a diversos conteúdos sobre o turismo disponível na Serra do Carmo e promover transferência de tecnologia para fomentar o ecoturismo na Capital.

Nesse sentido, a plataforma apresenta, ainda, uma seção para busca de guias turísticos para atividades de lazer e entretenimento na Serra. O serviço para o usuário encontrar um guia disponível é gratuito. Já os guias interessados em integrar a plataforma devem fazer contato por meio do próprio site e se informar sobre como participar.

Destaques

Um dos destaques entre os conteúdos está a seção com informações sobre trilhas em áreas de pinturas rupestres na Serra do Carmo, um registro de valor histórico e cultural sobre a humanidade que está localizado a poucos quilômetros do centro de Palmas. Na plataforma, é possível conferir imagens dessas pinturas, obter informações sobre como chegar ao local e assistir ao vídeo com a trilha completa.

Na seção “Cachoeiras”, está disponível imersão virtual 360º na Chácara Canto da Cachoeira, uma das opções na Serra do Carmo para hospedagem e eventos. Conforme Maciel, o site está em constante atualização e novas imersões 360º estarão disponíveis para ampliar as experiências virtuais dos usuários da plataforma.

O projeto

“O site nasce da ideia de dar visibilidade aos potenciais do turismo ecológico da Serra do Carmo para os moradores de Palmas e do Estado, e para os turistas do Brasil e do mundo. Muitos desses turistas vêm ao Tocantins impulsionados pelo desejo de conhecer o Jalapão e a proposta é que essas pessoas tenham na cidade de Palmas, que obrigatoriamente é um ponto de partida para o Jalapão, motivos, razões e informação com conteúdo inovador para conhecer os mirantes, cachoeiras, trilhas e eco-esportes na Serra do Carmo”, disse Maciel.

O projeto integra as atividades de Maciel no Programa de Mestrado. O acadêmico é graduado em Ciências da Computação (PUC-Goiás) e possui pós-graduação lato sensu em Gestão de Tecnologia da Informação.

A plataforma digital sobre o ecoturismo na Serra do Carmo em Palmas também está presente no Instagram com o perfil @serradocarmoecotur

Na plataforma, é possível conferir imagens dessas pinturas, obter informações sobre como chegar ao local
O projeto integra as atividades de Vanderlan Maciel no Programa de Mestrado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.