Salvamento

Em 48h, PM que salvou bebê de matagal em chamas socorre idoso com princípio de AVC

Policial estava no seu momento de folga quando foi chamado por vizinhos.

Por Márcia Costa 1.014
Comentários (0)

20/07/2021 15h46 - Atualizado há 2 anos
Cabo Danilo agiu rápido para socorrer idoso

Um policial militar que estava de folga socorreu um idoso que precisava de atendimento de urgência após apresentar um princípio de acidente vascular cerebral (AVC).

O caso ocorreu por volta das 12h30 desta terça-feira (20) no setor Brasil, em Araguaína. O cabo Danillo encontrava-se em casa quando foi chamado por familiares da vítima, de 78 anos. O idoso estava deitado em cima de um sofá e paralisado, com a cabeça imóvel.

De imediato, o militar realizou os procedimentos de primeiros socorros até a chegada do Serviço Móvel de Urgência (Samu). "Ele estava sendo sufocado pela própria saliva. Realizei os procedimentos adequados para o caso e ele normalizou os sinais vitais. Consegui tirar aquela secreção que estava fazendo com que ele se afogasse. Esta foi a segunda vez que ele teve um princípio de AVC. Na primeira vez eu também estive presente. Em um momento como esse, a família fica desesperada e ter treinamentos de primeiros socorros faz toda a diferença, realmente salva vidas", relatou o policial.

O cabo Danillo é o mesmo policial que junto com outro militar salvou a vida de um bebê de apenas 1 ano e 6 meses no último domingo (18). A criança estava dentro de um matagal em chamas, em Campos Lindos. A equipe fazia patrulhamento quando ouviu um barulho vindo de dentro do mato. “Deus tem me usado. Conseguimos salvar aquela criança, e agora consegui ajudar mais uma pessoa. Com fé em Deus ele ficará bom", declarou o policial.

VEJA MAIS

O QUE FAZER NESSA SITUAÇÃO?

De acordo com o manual de primeiros socorros, para atender uma vítima com suspeita de AVC é necessário:

- Manter a calma, acalmando também a pessoa com suspeita de AVC;

- Deitar a pessoa, colocando-a em posição lateral de segurança para evitar que a língua obstrua a garganta ou que ela se afogue na própria saliva.

- Identificar as queixas da pessoa se ela estiver consciente, tentando saber se tem alguma doença ou se faz uso de medicamentos;

- Chamar uma ambulância, ligando para o número 192, informando os sintomas da pessoa, o local do ocorrido, número de telefone de contato e explicar o que aconteceu;

- Aguardar pelo socorro, observando se a pessoa está consciente;

Se a pessoa ficar inconsciente e parar de respirar, é importante:

- Iniciar as massagens cardíacas, apoiando uma mão sobre a outra, sem deixar os cotovelos dobrados. O ideal é fazer 100 a 120 compressões por minuto;

- Fazer 2 respirações boca-a-boca, com máscara de bolso, a cada 30 massagens cardíacas;

- É preciso manter as manobras de reanimação, até que chegue a ambulância.

Cabo Danilo também salvou um bebê de 1 ano e 6 meses

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.