14 de Novembro

População receberá orientação gratuita no Dia Mundial do diabetes no Parque Cesamar em Palmas

No Brasil, doze milhões de pessoas foram diagnosticadas com diabetes

Por Redação
Comentários (0)

05/11/2019 10h12 - Atualizado há 4 anos
Os profissionais estarão no parque dia 14 de novembro das 16h às 20h, orientando sobre a doença

O dia mundial do diabetes é lembrado no dia 14 de novembro. Cerca de uma a cada três pessoas que foram diagnósticadas com diabetes têm algum grau de retinopatia diabética.

Em Palmas, oftalmologistas do Hospital de Olhos Yano estarão no Parque Cesamar no dia 14 de novembro das 16h às 20h, orientando sobre a doença, bem como medindo a pressão intra-ocular da população da capital.

Retinopatia diabética

No Brasil, doze milhões de pessoas foram diagnosticadas com diabetes. A retinopatia diabética é a primeira causa da perda de visão em adultos de 20 a 65 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBO).

Caracterizada por alterações nos vasos sanguíneos da retina, a retinopatia diabética se apresenta por meio de lesões ou edemas que podem causar desde pequenos sangramentos até a redução e a perda da visão, como explica a médica oftalmologista Ana Helena Raposo.

“Pequenas hemorragias e inchaços na retina, bem como deslocamento na mesma, hemorragias vítreas (sangramento dentro do globo ocular) e até cegueira total constituem o quadro de evolução da retinopatia diabética. Essas manifestações aparecem geralmente dez anos após o diagnóstico”, disse a oftalmologista.

Cada estágio da doença tem suas características específicas. Na fase avançada do diabetes, de acordo com a oftalmologista, pode ocorrer o deslocamento da retina que é causado pelo crescimento desordenado de vasos sanguíneos e de membranas.

“Esse movimento acaba “enrugando a retina”,  que afasta de sua posição original e desencadeia o deslocamento da retina. Por isso é importante que o paciente, após receber o diagnóstico de diabetes, vá ao oftalmologista com frequência para a  realização dos exames”, finalizou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.