Novo ano, nova jornada!

Esther Nogueira: conheça a primeira bebê que nasceu na rede pública do Tocantins em 2024

Ela veio ao mundo às 0h20min no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos.

Por Redação 510
Comentários (0)

02/01/2024 10h26 - Atualizado há 6 meses
Esther Nogueira Macedo nasceu pesando 3.495 gramas e medindo 51 cm.

O primeiro bebê nascido no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024, é Esther Nogueira Macedo. A mais nova tocantinense nasceu, em Palmas, no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), pesando 3.495 gramas e medindo 51 cm. O nascimento ocorreu às 00h20 de segunda-feira (1º), marcando o início de uma nova jornada para a família.

A mãe, Karina Nogueira, disse que a filha queria nascer na virada de ano. "Moramos em Lajeado e ontem, dia 31 de dezembro, logo pela manhã viemos à maternidade para repetirmos uns exames seguindo orientação da equipe médica da unidade, mas todos estavam normais, por isso fomos liberados, mas quando cheguei em casa, foi só o prazo de tomar banho as contratações vieram com muita intensidade, aí retornamos a Palmas, passamos o dia tentando um parto normal, mas como não evoluía a dilatação, a equipe médica decidiu fazer a cesariana, que graças a Deus e todos os profissionais da unidade foi um sucesso, ela queria nascer nessa virada de ano".

O atendimento recebido na unidade também foi destacado pelo pai, Sandro Macedo Barboza. "Fomos muito bem atendidos desde o primeiro momento, eu pude acompanhar todo o processo e toda equipe nos deixou muito seguros em cada passo e decisão que era tomada. Nossa virada de ano foi bem diferente, esse ano estávamos aqui no hospital celebrando o nascimento da nossa filha", ressaltou o pai.

Outros bebês

Ainda na rede SUS, nas primeiras horas do ano, nasceram Ayla Martins Soares, filha Maria Lúcia Soares Martins, no Hospital Regional de Miracema (HRM), e João Arthur, filho de Ana Beatriz Alves Barros, no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Rede de Atendimento

Das 17 Unidades hospitalares geridas pelo Estado, 14 realizam atendimentos às gestantes, destas duas são maternidades, Hospital Materno Infantil Tia Dedé e Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, que realizam partos e cuidam da saúde da mulher de forma integral.

O Estado realizou 20.858 partos somente em 2023. A SES-TO possui uma estrutura hospitalar preparada com tecnologia e equipe multiprofissional para os recém-nascidos que precisam de monitoramento e suporte ventilatório, sendo ofertados 58 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, entre leitos próprios e contratualizados, e 79 leitos de cuidados intermediários Neonatais.

Ayla Martins Soares nasceu pesando 3.790g, medindo 48cm, nasceu em Miracema.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.