Destaque no Brasil

Professor que cursou doutorado em Araguaína é indicado ao maior prêmio da linguística

Em 2020, o jovem pesquisador publicou textos em cinco idiomas.

Por Márcia Costa 3.085
Comentários (0)

16/02/2021 12h09 - Atualizado há 3 anos
Professor Bruno Gomes é natural do Pará e lecionou no Tocantins

Professor universitário, pesquisador e escritor, Bruno Gomes Pereira está entre os indicados à Medalha Serafim da Silva Neto 2020, na categoria destaque em Linguística. O prêmio é concedido pelo Círculo de Estudos Linguísticos e Filológicos do Rio de Janeiro (RJ).

A medalha é um dos mais tradicionais prêmios dos estudos da linguagem. O objetivo é reconhecer o legado de investigação construído pelo pesquisador, bem como sua representação no campo científico brasileiro. Os premiados costumam ser pesquisadores com longa carreira acadêmica. Bruno Gomes, no entanto, aparece entre os nominados, sendo o mais jovem pesquisador já indicado à medalha. A escolha é feita por votação através deste link.

"Nunca imaginei. Alegria demais. Admiro todos os indicados, sem exceção. Que sonho isso”, comemorou .

Bruno Gomes concorre ao lado de grandes nomes, como Ana Elisa Ribeiro, José Luiz Fiorin, Leonor Lopes Fávero, Luiz Carlos Travaglia, Luiz Paulo da Moita Lopes, Mário Alberto Perini e Sírio Possenti.

Bruno Gomes atuou por vários anos na educação superior nos estados do Pará e Tocantins. Com quase 18 anos de carreira, o pesquisador foi várias vezes chamado de 'prodígio' e acumula vários prêmios, entre eles 6 RankBrasil, o Livro dos Recordes Nacionais.

Bruno Gomes cursou mestrado e doutorado na Universidade Federal do Tocantins, em Araguaína, e recebeu o título de professor universitário mais jovem do Brasil no ano de 2016. Já em 2020, ele entrou no RankBrasil pela 2ª vez ao concluir o doutorado em tempo recorde, de março de 2015 a julho de 2016. Hoje, reside na cidade de São Paulo (SP).

Quem é Bruno Gomes

Tem graduação em Letras (UEPA) e em Pedagogia (UNICEUMA); Especialização em Linguística Aplicada (FAPAF); Mestrado e Doutorado Ensino de Língua e Literatura (UFT). É membro da Associação Latino-Americana de Linguística Sistêmico-Funcional (ALSFAL) e da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará (ALERPRE). Atualmente, é docente do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras, em Santo André, São Paulo.

Em 2020, o prodígio teve artigos acadêmicos escritos em 5 idiomas e publicados em importantes periódicos na América Latina, Ásia, Europa e América do Norte. Entre estes, destacam-se os trabalhos “Vozes de Professores em Formação Inicial na Escrita Acadêmica” (em Português), “Dialogisme Bakhtinien en Confluence Avec La Sociopragmatique Danoise Perspectives en Langue Appliquée” (em Francês), “Analisi del Discorso sui media e delle vocisociali: Costruzione linguistica e ideologica dei fenomeni di massa in Brasile” (em Italiano), “Relocalization of Reflective Academic Writingfrom the Look of Applied Language: Representations of Pedagogical Practice in a Licensing in Letters in North of Brazil” (em Inglês) e “Lectura, Significado e Ideología: Breve Aanalisis dela Sintaxis Narrativa de Camino Generativo del Sentido del Video Las Brasileñas” (em Espanhol).

Ainda em 2020, Bruno Gomes lançou 3 livros em formatos eletrônicos: “Interdisciplinaridade no Âmbito Educacional: Desafios de uma era pós-moderna”, em parceria com Marina Ariente Angelocci e Maria José Rebecca Busnardo; “O Mago Betuxo e a Bolha de Sabão”, com Paulo Roberto Lima; e “Entremeios na InvestigaçãoAcadêmica: Educação e Saúde em uma Perspectiva Multidisciplinar”, com Jéssica Bruna Menezes da Silva.

Bruno Gomes investiga processos de constituição, produção e representação da escrita acadêmica convencional e reflexiva em cursos de bacharelado e licenciatura. Atua nas áreas de Teoria do Texto e Análise Linguística em interface com os Estudos do Letramento Acadêmico pelo viés da Linguística Aplicada (LA). Tem interesse, também, em pesquisas sobre Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), Linguística Textual (LT), Análise Crítica do Discurso (ACD) e Metodologias Ativas (MA) como ferramentas teórico-metodológicas para tratamento de dados em LA.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.