Saúde e pesquisa

Profissionais e residentes do HDT-UFT vão escrever novo livro sobre doenças virais em crianças

Após a pandemia, médicos estão notando aumento de doenças graves na pediatria.

Por Redação
Comentários (0)

01/06/2023 09h14 - Atualizado há 10 meses
"Estamos experimentando esse ano uma grande epidemia de doenças virais em crianças", diz médico

Profissionais e residentes do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh) e estudantes de medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) são os autores da quarta publicação científica da unidade hospitalar intitulada "Não é só uma virose".

O livro abordará as viroses na área pediátrica e deve ser publicado no segundo semestre do ano. Nesta quarta-feira (31), foram definidas as equipes para produção dos capítulos da obra.

Trata-se de uma produção técnico/científica de organização da Gerência de Ensino e Pesquisa do HDT-UFT, com caráter inter, multi e transdisciplinar, com intuito de agregar pesquisadores e comunidade em saúde para socializar saberes sistematizados e práticas sobre doenças virais em pediatria. O livro será divulgado em formato impresso e digital, com registro no ISBN, editora cadastrada, corpo editorial nacional e internacional e DOI.

O médico pediatra e organizador do livro, Márcio Miranda, explica que após esse quadro de pandemia da Covid-19, as crianças ficaram muito tempo sem ir à escola, “ficaram em casa e nós estamos experimentando esse ano uma grande epidemia de doenças virais em pediátricas com super taxas de lotação nos hospitais pediátricos graves em crianças. Então, esse é um tema de grande relevância atual, e vem reforçar o papel do ensino e formativo do HDT como hospital universitário”, disse.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.