Em Brejinho de Nazaré

Comunidade realiza 8ª edição das Quiolimpíadas, evento único que une cultura, tradição e esporte

As Quiolimpíadas é uma festa única no Brasil, realizada no Quilombo Malhadinha.

Por Redação
Comentários (0)

05/09/2023 10h37 - Atualizado há 7 meses
Prova da Quiolímpiadas 2023.

A Comunidade Quilombola Malhadinha, localizada no município de Brejinho de Nazaré-TO, realizou, entre os dias 01 e 03 de setembro, a 8° Edição das Quiolimpíadas, evento único no Estado do Tocantins, que une tradições culturais do povo quilombola com competições esportivas, promovendo o intercâmbio cultural entre jovens, adultos, crianças e idosos de diversos quilombos. Nesta edição, competiram equipes das Comunidades Malhadinha, Manoel João, Córrego Fundo e Curralinho do Pontal. 

Compuseram a mesa de abertura do evento Maria Aparecida Ribeiro de Sousa – Coordenadora Executiva da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO), José Ribeiro – Presidente da Associação da Comunidade Quilombola Malhadinha, Edson Gleiber – Idealizador das Quiolimpíadas, Marcos Aurélio – Prefeito do Município de Brejinho de Nazaré e Narúbia Werreria – Secretária dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), além de outras autoridades. 

A programação contou com entrada da tocha olímpica, apresentações culturais e folia; competições de forró, concurso da Beleza Negra, jogos de salão,  Prova do Fecho de Lenha e Prova do Pilão, além de diversas modalidades esportivas como Maratona, Corrida dos 100 metros e Revezamento, Salto em Altura, Salto em Distância, Circuito 2.0 Power, Futebol, Vôlei, entre outras modalidades disputadas pelas equipes femininas e masculinas das comunidades participantes.

Deusilene Gonçalves dos Santos, 15 anos, da comunidade Córrego Fundo, participando pela primeira vez dos jogos, falou sobre sua experiência na edição: “Estou achando muito legal. As Quiolimpíadas é um evento muito criativo da comunidade Malhadinha. Vim com a expectativa de conhecer outras comunidades, fazer novas amizades e participar das modalidades: Circuito Power, Corrida de 100 Metros e Revezamento”, relatou. 

As Quiolimpíadas é uma festa única no Brasil, realizada dentro do nosso Quilombo Malhadinha. É um evento que a gente faz com muito amor e carinho e tem uma importância muito grande não só para a nossa comunidade, mas para todas comunidades que são convidadas, porque as Quiolimpíadas tem esse papel de resgate da nossa cultura e troca de informações entre os quilombos”, explicou o vereador de Brejinho de Nazaré, Gederson Moreira, quilombola da Comunidade Malhadinha e coordenador de Juventude da COEQTO. 

A primeira edição das Quiolimpíadas foi realizada em 2015, tendo como participantes os membros da comunidade Malhadinha. A partir da segunda edição, as demais comunidades do município de Brejinho de Nazaré: Córrego Fundo, Manoel João e Curralinho do Pontal receberam convite e começaram a participar da competição, compondo junto com a Malhadinha, as quatro equipes que disputam a competição. 

O evento é organizado pelos membros da própria comunidade que bancam coletivamente a maior parte dos custos com a alimentação e infraestrutura. A logística com o transporte das equipes visitantes é por conta das associações das comunidades e apoio da Prefeitura Municipal de Brejinho de Nazaré. 
Edson Gleiber, que idealizou as Quiolímpidas juntamente com sua tia Ariadne Cezar, explicou que o evento foi pensado com o objetivo de visibilizar e valorizar a cultura quilombola, além de promover a interação entre as comunidades e estimular a participação dos jovens.

As Quiolimimpíadas é um evento que cada dia mais vem se fortalecendo com a união e esforços da comunidade. Ainda temos o desafio de melhorar a infraestrutura dos jogos e o apoio com o transporte para que as delegações de comunidades mais distantes consigam participar. Meu sonho é que esses jogos não fiquem só aqui, mas que possam ser realizados no país inteiro”, destacou Edson Gleiber.

Acompanhando pela primeira vez às Quiolimpiadas, a Secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narúbia Werreria, elogiou a organização do evento e sinalizou apoio da Sepot para as próximas edições. “Estou muito feliz de estar num evento como esse, que valoriza nossas raízes. Nosso papel aqui é fazer com que todo o Tocantins conheça as Quiolimpíadas e que o Governo do Estado valorize finalmente as nossas raízes quilombolas no Tocantins. Nós vamos estar juntos para apoiar e fomentar iniciativas tão importantes como essa. E as Quiolimpíadas é uma das nossas prioridades”, disse.  

Premiação 

Nesta edição, a equipe vencedora foi a comunidade Malhadinha. A equipe de Manoel João ficou em segundo lugar e Córrego Fundo na terceira posição. Os participantes receberam premiação em dinheiro. 

Diretoria das Quiolimpíadas 

  • Ver. Prof. Gordão (Gederson Moreira)
  • Prof. Sena Ribeiro 
  • Prof. Tiago Maurício Bonifácio Prof. Esmaylson Pereira 
  • Sarah Cezar 

Apoiadores 

Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO), Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), Prefeitura Municipal de Brejinho de Nazaré e Fundação Cese da Bahia.

Documentário

Na oportunidade, a COEQTO exibiu o documentário “Comunidade Quilombola Malhadinha”, que retrata a história e tradições culturais do Quilombo, além da experiência de famílias da comunidade com um projeto de incentivo ao aprimoramento de sistemas produtivos, desenvolvido pela COEQTO em parceria com a APA-TO e apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

O documentário foi disponibilizado para a comunidade e em breve será lançado no site: coeqto.com.br e redes sociais da COEQTO. 

Público presente na quiolímpiadas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.