Saúde do homem

Síndrome do homem irritável afeta desejo sexual e causa agressividade; veja os sintomas

Quadro clínico é semelhante ao da TPM nas mulheres.

Por Redação 680
Comentários (0)

31/01/2023 14h58 - Atualizado há 1 ano
Homens com essa síndrome também podem apresentar desânimo e tristeza, mau humor, irritabilidade.

Estar mau humorado em alguns dias é normal, dependendo da rotina estressante da vida. Mas o alerta acende quando o mau humor, impaciência, agressividade e outros sintomas típicos da TPM feminina se apresentam de forma constante no público masculino. A Síndrome do Homem Irritável (SHI) ainda é pouco divulgada, porém merece atenção. 

Segundo a médica Priscila Mangueira, especialista em modulação hormonal, essa condição afeta muito a qualidade de vida dos homens e deve ser tratada. “O homem com a SHI tem baixos níveis de testosterona e uma elevação dos hormônios femininos estradiol e estrona. E é esse contexto que causa todos os sintomas citados, que prejudicam o bem-estar na vida pessoal e profissional desse paciente”, comenta.

Os outros percebem

Não existe momento certo para esse quadro se apresentar, mas situações de estresse, privação de sono, má alimentação e sobrepeso contribuem para o aparecimento da SHI. Geralmente, o paciente não reconhece essa alteração do comportamento e muitas vezes chegam ao consultório porque outras pessoas estão se queixando.  

A médica relata que já recebeu pacientes que estavam bastante desconfortáveis com o comentário de amigos e pessoas próximas sobre a mudança no humor. “Quando ele chega no consultório, diz que conhecidos falaram sobre o mau humor, agressividade, impaciência. E quando conversamos um pouco mais, a queixa da falta de libido também aparece”, revela Priscila.

Sintomas

Entre os sintomas, podem aparecer:

  • Irritabilidade
  • Impaciência
  • Mau humor
  • Agressividade
  • Emotividade
  • Desânimo ou tristeza
  • Sensação de estar sobrecarregado
  • Confusão mental
  • Ciúmes excessivos
  • Diminuição da líbido (desejo sexual)

Tratamento

É fundamental a avaliação médica sobre as queixas do paciente, exames laboratoriais para que haja o fechamento de um diagnóstico. “Uma das mudanças fundamentais para melhorar a qualidade de vida do paciente é no estilo de vida: alimentação saudável, sono adequado, atividade física, menos estresse. Além disso, a reposição da testosterona é muito indicada e fará muito bem” conclui a médica. 

(Singular Comunicação)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.