Educador Transformador

7 professores são premiados por projetos que transformam a rotina da sala de aula no Tocantins

Os projetos selecionados avançam para a fase nacional do concurso.

Por Redação
Comentários (0)

03/04/2024 11h39 - Atualizado há 3 semanas
A premiação nacional está marcada para 24 de abril

Notícias do Tocantins – Os professores vencedores da etapa estadual do Prêmio Educador Transformador foram premiados nessa terça-feira, 2/04, em evento realizado em parceria entre o Governo do Tocantins e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no auditório do Palácio Araguaia.

Realizado em conjunto pelo Sebrae, Instituto Significare e Bett Brasil, o certame selecionou trabalhos de professores da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional, educação superior e educação de jovens e adultos.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que a iniciativa é importante para a valorização do trabalho dos educadores tocantinenses. "O prêmio é um reconhecimento para os nossos profissionais. O Sebrae é um parceiro do Estado do Tocantins, e essa ação mostra o poder transformador que os professores têm. Reconhecer essas iniciativas é um passo fundamental para que mais professores se sintam inspirados e desenvolvam projetos que mudem a forma de ensinar e aprender, transformando as realidades dos estudantes", disse.

Primeiro lugar

Nesta segunda edição, três iniciativas da rede estadual foram classificadas em primeiro lugar e avançam para a etapa regional do Prêmio:

 - ‘Educação Ambiental no Território do Município de Lajeado’, desenvolvido pelo professor Raimundo Nonato, do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, de Lajeado;

- ‘Agente Empreendedor’, do Professor Ivo Sócrates Moraes, do Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, de Paraíso, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO);

- ‘Etnomatemática: kuiwdê nitro tora grande da corrida de tora’, do professor Jurandi Souza Xerente, realizado no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix) Warã, de Tocantínia.

Classificado em 1º lugar, o professor Jurandi Souza Xerente explicou que o projeto une cultura e matemática para diversificar a metodologia em sala de aula, pontuou.

Etapa nacional

A premiação nacional está marcada para 24 de abril, quando acontece a Bett Brasil 2024, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, que será realizado entre os dias 23 e 26 do mesmo mês, em São Paulo (SP).

Confira a lista dos vencedores de todas as categorias:

EDUCAÇÃO INFANTIL

1º lugar: Aves do Nosso Quintal - Professora Gercivane Barbosa de Oliveira - Araguaína (TO)

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

1º lugar: Aprendendo Matemática com o Lúdico - Professora Belcholina Conceição da Costa Tavares - Colinas do Tocantins (TO)

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

1º lugar: Etnomatemática: kuiwdê nitro 'tora grande da corrida de tora' - Professor Jurandi Souza Xerente - Tocantínia (TO)

ENSINO MÉDIO

1º lugar: Educação Ambiental no Território do Município de Lajeado, Vozes da Juventude em Defesa do Meio Ambiente - Professor Raimundo Nonato Oliveira Costa - Lajeado (TO)

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

1º lugar: Conexão Inclusiva: Transformando Comunidades Através da Libras - Professor Fernando Roseno da Cruz - Gurupi (TO)

ENSINO SUPERIOR

1º lugar: Museu - Arte Transformadora - Professora Rozana Cristina Arantes - Araguaína (TO)

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

1º lugar: Agente Empreendedor - Professor Ivo Sócrates Moraes de Oliveira - Paraíso do Tocantins (TO)

Premiação do Concurso Educador Transformador

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.