Xambioá

Empresa multinacional realiza programa de reforço escolar em cidade do interior do Tocantins

Objetivo é diminuir o déficit de aprendizagem causado pela pandemia da Covid-19.

Por Redação
Comentários (0)

04/08/2023 09h44 - Atualizado há 8 meses
60 alunos da rede municipal de Xambioá estão recebendo aulas de reforço.

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, em parceria com o Alicerce Educação, está promovendo um programa de reforço escolar para atender 60 estudantes que estão matriculados no 5º e 9 º ano das quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Xambioá (TO).

O principal objetivo é diminuir o déficit de aprendizagem causado pelo isolamento social na pandemia da Covid-19.

Segundo a secretária Municipal de Educação de Xambioá, Ana Lúcia Fernandes Moura, a ideia do programa surgiu a partir dos resultados obtidos em um diagnóstico de aprendizagem realizado na rede após o retorno das atividades presenciais. “Notamos uma quantidade significativa de alunos com problemas de aprendizagem. Então, entramos em contato com os nossos parceiros, como a Votorantim Cimentos, para nos apoiar na elaboração de uma ação voltada ao reforço escolar”, disse a secretária.

Atualmente, Ana Lúcia considera que o maior desafio enfrentado pela rede é justamente superar os prejuízos educacionais causados pela pandemia. “Nesse período, alguns alunos conseguiram caminhar com mais autonomia que outros. Isso causou um desnivelamento que precisa ser sanado”, explica.

Por isso, o programa de reforço escolar tem como foco fortalecer a base educacional de leitura, escrita e matemática. Além disso, o programa deve ampliar o repertório cultural dos estudantes desenvolvendo a consciência acerca da sustentabilidade e educação ambiental.

O município de Xambioá já conta com o apoio da Votorantim Cimentos em outra iniciativa na área de educação, o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), realizado no município desde 2017. A iniciativa tem como foco a formação de gestores educacionais e escolares com intuito de para promover melhorias na Rede Municipal de Ensino. Por meio do programa o município foi premiado pelas boas práticas na educação, conquistando novamente o prêmio pelas ações de 2022. Ana Lúcia afirma que ter a parceria da empresa em mais uma iniciativa é uma conquista.

Estamos colhendo os frutos de um trabalho coletivo que vem sendo plantados há alguns anos. As ações desenvolvidas em parceira com o PVE mostram que estamos no caminho certo e ter parcerias de empresas como a Votorantim Cimentos é um trunfo para a pasta”, disse a secretária.

Reforço escolar 

O programa de reforço escolar é realizado três vezes na semana, com duração de três horas diárias. “Na última semana de junho tivemos uma semana de atividades diagnósticas. A presença foi acima de 90%. Os pais estão felizes com o fato de os filhos terem sido selecionados. Retomamos as atividades nesta primeira semana de agosto”, conta Ana Lúcia.

As aulas de reforço são ministradas em dois locais: no Centro Educacional Francisca Antunes de Carvalho (CEFAC), com duas turmas no período da tarde, e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com uma turma no período da manhã. O programa é desenvolvido com metodologia pedagógica diferenciada, a qual estudantes serão protagonistas da aprendizagem, se desenvolvendo com metodologias ativas e de forma personalizada, conforme a necessidade escolar de cada um.

"Acreditamos que o entendimento das necessidades locais e a união de forças fazem a diferença para construir um legado positivo para as comunidades que estamos presentes. Com a realização de mais uma iniciativa voltada para a melhoria da Educação, seguimos apoiando Xambioá para avançar em uma área tão fundamental para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento sustentável. É com esse nosso jeito de ir além e transformar que contribuímos para Xambioá crescer de forma sólida, com mudanças que irão trazer impactos duradouros para as gerações atuais e futuras", afirma o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Xambioá, Marcelo Marcos Biscaro.

Sobre a Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 13 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento.

As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.