Seet
Sobral – 300×100

Governo está com 10 meses de atraso no aluguel do prédio onde funciona Hospital Municipal de Araguaína

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Sede do do Hospital Municipal de Araguaína

O aluguel do prédio onde funciona o Hospital Municipal de Araguaína (HMA) está há dez meses atrasado e o contrato de locação do imóvel termina no próximo dia 28 de julho, mas até agora não há nenhuma definição sobre a renovação. O impasse pode comprometer o funcionamento da unidade de saúde. Apenas a dívida do aluguel, que é de responsabilidade do Governo do Estado, já soma a quantia de R$ 600 mil.

Há repasses atrasados desde 2014, dos meses de novembro e dezembro. De 2015 os valores são referentes aos meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, e também alguns meses de 2016.

Acordo entre Município e Estado

Em 2009, o município de Araguaína e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) firmaram parceria para que o Hospital Municipal assumisse a pediatria e a oftalmologia, com a contrapartida de que o Estado arcasse com o aluguel do prédio. Agora, caso o Governo decida não mais pagar o aluguel, o Município poderá devolver ao Estado os serviços de pediatria e a oftalmologia.

A situação está preocupando tanto os funcionários da unidade, quanto a população que depende dos serviços de saúde, principalmente na área da pediatria.

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o secretário Marcos Musafir se reuniu com o secretário municipal de Saúde de Araguaína, Jean Coutinho, para tratar, entre outros assuntos, do Hospital Municipal. O encontro foi na última quinta-feira (09/06).

A secretaria informou ainda que está revendo a possibilidade, ou não, da renovação do contrato do hospital. A Sesau ressaltou também que diante das dificuldades financeiras pela qual passa o Estado e o país vem priorizando os serviços de atendimento aos usuários e as necessidades das unidades de saúde como parte de um “planejamento focado na melhoria do atendimento ao paciente”.

Comentários pelo Facebook: