PF mira grupo especializado no tráfico de drogas no Tocantins, Pará e Mato Grosso

Agnaldo Araujo -
Foto: Vagner Rosário/Veja
O grupo era suspeito de fraudar compras pela internet

A Polícia Federal deflagrou a operação Thema, na manhã desta sexta-feira (23), visando desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico de drogas no Tocantins, Mato Grosso e Pará.

Mais de 130 policiais federais cumprem 47 mandados judiciais expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Paraíso do Tocantins, sendo 26 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão no Tocantins, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso e Pará.

O grupo criminoso atuava em Paraíso do Tocantins e adquiria a droga em Mato Grosso. O fornecedor dos entorpecentes indicava contas bancárias de terceiros para receber os pagamentos de compradores de Paraíso, segundo a PF.

Por sua vez, os compradores também contavam com apoiadores que usavam suas contas bancárias pessoais para pagar aos fornecedores do Mato Grosso. Dessa forma, buscavam evitar o rastreamento do dinheiro e a vinculação do ganho ilícito com os reais fornecedores e compradores.

A investigação teve início no segundo semestre de 2016 e contou com a colaboração da Polícia Militar do Tocantins. Os criminosos devem responder pelo crime de tráfico interestadual de drogas.

O nome da operação faz referência a etimologia latina da palavra “teima”, pela alusão a atitude de um dos membros da quadrilha que, depois de cumprir pena por tráfico de entorpecentes, voltou ou “teimou” em voltar às antigas práticas criminosas.

Comentários pelo Facebook: