Repovoamento de peixes no Lago Azul evitará extinção de espécies nativas, diz vereador

Agnaldo Araujo - | - 801 views
Foto: Marcos Filho Sandes Brito
Lago Azul, em Araguaína

Márcia Costa//AF Notícias

A Câmara Municipal de Araguaína aprovou por unanimidade um requerimento do vereador Leonardo Lima (PRTB) solicitando ao Executivo Municipal a soltura de alevinos dentro do Lago Azul. A solicitação é uma preocupação do parlamentar em contribuir com o repovoamento do lago que embeleza o mais novo cartão postal da cidade, a Via Lago.

Foto: AF Notícias
Vereador Leonardo Lima (PTB)

O vereador disse que a soltura de filhotes de peixes também proporcionará lazer com sustentabilidade e evitará a extinção de algumas espécies. “Sabemos da história do Lago Azul e precisamos garantir que ele tenha vida. Temos esse projeto que garante que espécies nativas do Rio Lontra, como piau, mandi, cari, traíra, pacu, pintado, entre outros, sejam colocados no Lago”, afirmou.

O parlamentar também fez um apelo à comunidade para manter o local limpo. “Outro detalhe importante é que precisamos da colaboração de todos. Cada pessoa deve fazer sua parte, não jogar lixo na água e colaborar com a preservação”, destacou.

A vida pesqueira do Lago Azul vem sendo afetado desde 2011 com o rebaixamento do nível da água devido para revitalizar a barragem da Usina Corujão. Na parte de limpeza, várias ações são realizadas no local. Um exemplo é o projeto ‘Lago Mais Azul’, que na última semana retirou mais de 6 toneladas de lixo do lago, entre garrafas, copos, sacolas, capacetes e até máquinas de lavar.

Comentários pelo Facebook: