Seet
Sobral – 300×100

SÉRIE: Mauro Carlesse, o presidente da AL que pretende migrar para o Palácio Araguaia

Redação -
Foto: Clayton Cristus
Presidente da AL, Mauro Carlesse

As articulações políticas e pré-campanhas estão a todo vapor desde o início deste semestre. No Tocantins, sete nomes podem estar na disputa em 2018. As inúmeras viagens, reuniões e trocas de farpas indicam que, no próximo ano, a campanha será movimentada.

Por meio de uma série de matérias, o AF Notícias fala sobre os pré-candidatos ao governo do Estado:  Ataídes Oliveira (PSDB), Carlos Amastha (PSB), Cleiton Bandeira (sem partido), Kátia Abreu (PMDB), Marcelo Miranda (PMDB), Márlon Reis (REDE),  Mauro Carlesse (PHS), Paulo Mourão (PT) e Ronaldo Dimas (PR).

CONHEÇA MAURO CARLESSE

O atual presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), com o apoio do deputado federal Carlos Gaguim (Podemos), deputados estaduais e prefeitos de pequenos municípios tocantinenses, é mais um pré-candidato ao governo do Estado.

Nos últimos meses, Carlesse tem cumprido uma intensa agenda de viagens pelos municípios tocantinenses para se reunir com líderes comunitários e apresentar propostas de gestão. Quando esteve no Bico do Papagaio, o deputado chegou a se comprometer que seu vice e pelo menos três secretários seriam da região.

Em todos os municípios visitados, o deputado apresentou como garantia própria, a distribuição de parte dos recursos de um empréstimo do executivo à Caixa Econômica, no valor de R$ 453 milhões, e outras ações da Assembleia Legislativa. Com isso, cada um dos 139 municípios do Tocantins tem garantido uma fatia de R$ 1 milhão.

Para o presidente da Assembleia, o Parlamento atual só reforça cada vez mais a união dos deputados e o municipalismo no Estado.

Carlesse foi eleito deputado estadual em 2014 pelo Partido Trabalista Brasileira (PTB) em palanque oposto ao do então governador eleito, Marcelo Miranda (PMDB). Apesar deste fato, o deputado nunca se julgou oposição, mas independente.

Em março deste ano, o presidente da Assembleia desarquivou um pedido de impeachment contra Marcelo. O documento havia sido arquivado pelo ex-presidente da Casa de Leis, aliado da gestão, Osires Damaso (PSC).

O deputado, que pretende ser candidato a governador, também cogitou a hipótese de se candidatar ao Senado e sempre se posicionou de forma crítica a alguns pontos da gestão de Marcelo Miranda.

A relação dos gestores, no entanto, é pautada na cordialidade. Em outubro, Carlesse e Marcelo se reuniram por  cerca de uma hora. Segundo a assessoria do deputado, a conversa tinha como objetivo encontrar soluções para trecho da TO-387 que liga o Tocantins a Montevidiu Goiás.

A reunião seria uma promessa aos moradores de Palmeirópolis, São Salvador e Jaú, que cobravam do deputado uma solução para o trecho.

BIOGRAFIA 

De Terra Boa, Paraná, Carlesse engajou-se na política em 2011, quando se filiou ao PV. O deputado já exercia, na época, a presidência do Sindicato Rural de Gurupi, cidade onde ocupava-se como empresário e agropecuarista.

Foi candidato a prefeito deste município nas eleições de 2012. Em 2013, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga na Assembleia Legislativa. Atualmente é filiado ao PHS. No dia 08 de julho de 2016 foi eleito presidente da Casa de Leis para o biênio 2017/2019.

Comentários pelo Facebook: