Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Pugmil

Além de Lajeado, mais um município do Tocantins terá eleição suplementar para prefeito e vice

O TRE/TO será oficiado para organizar e marcar a data da nova eleição.

Por Arnaldo Filho 1.195
Comentários (0)

20/11/2019 17h04 - Atualizado há 4 anos
Pugmil (TO) fica às margens da BR-153

O município de Pugmil (TO) terá eleição suplementar para escolha de novo prefeito e vice-prefeito. A cidade fica às margens da BR-153 e integra a 7ª Zona Eleitoral de Paraíso do Tocantins.

Em decisão no último dia 7 de novembro, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, cassou a própria liminar e autorizou a realização do pleito.

A liminar foi revogada depois que o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação da prefeita Maria de Jesus Ribeiro da Silva Mendes (PPS) e do vice Elton Barros Coelho. Por isso, Lewandowski disse que não há mais qualquer impedimento à realização da eleição suplementar. 

Cassação

Eleitos em 2016, Maria de Jesus e Elton Barros tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral por captação e gastos ilícitos de recursos e abuso de poder econômico na campanha.

Ao julgar recurso, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) manteve a condenação e determinou a realização de novas eleições após a publicação do acórdão do julgamento. O pleito chegou a ser marcado para 3 de fevereiro de 2019, mas a prefeita conseguiu uma liminar no STF, em dezembro de 2018, até que houvesse decisão colegiada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Recentemente, o plenário do TSE julgou o recurso especial eleitoral e manteve a cassação da chapa. Por isso, o ministro Lewandowski liberou a realização da eleição suplementar em Pugmil.

O TRE/TO será oficiado para organizar e marcar a data da nova eleição.

O município de Lajeado também terá eleição suplementar, já marcada para o dia 1º de dezembro. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.