Geo quer ser o candidato apoiado pela prefeita Cinthia Ribeiro.
Notícias do Tocantins – O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Palmas, Júnior Geo, filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Tocantins, que está sob o comando da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. No entanto, até o momento, não houve nenhum pronunciamento de ambas as partes. A filiação aconteceu na última sexta-feira (5/4).
Geo é apontado como o escolhido por Cinthia para disputar as eleições de 2024 e sucedê-la na prefeitura. Agora, como membro do PSDB, segundo fontes, o deputado acredita que pode garantir o apoio da prefeita de forma definitiva. O deputado já conta com o apoio de Eduardo Mantoan (PSDB), esposo de Cinthia Ribeiro.
O AF Notícias tentou entrar em contato com Júnior Geo, mas foi informado por meio de sua assessoria que o PSDB é quem deve anunciar a filiação. Já o partido não quis se pronunciar, mas afirmou que detalhes devem ser repassados à imprensa em breve.
Júnior Geo pode enfrentar resistência de alguns membros do partido tucano, como do presidente da Câmara Municipal de Palmas, Folha Filho, e dos vereadores Major Negreiros e Eudes Assis, que têm preferência pelo nome do ex-prefeito e presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Amastha.
DESFILIAÇÃO DO PODEMOS
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deliberou, por unanimidade, pelo deferimento do pedido de desfiliação partidária do deputado estadual Júnior Geo, do Podemos, sem que isso acarrete na perda de seu mandato por infidelidade partidária. A decisão foi tomada durante sessão ordinária da Corte no dia 15 de março.
A análise da Corte Eleitoral considerou que o deputado foi vítima de discriminação pessoal grave por parte do Podemos, especialmente após a incorporação do Partido Social Cristão (PSC) à legenda, o que gerou uma mudança significativa na ideologia do programa partidário.
O Podemos tentou apresentar um agravo para produzir provas por meio da escuta de testemunhas, mas o pedido foi rejeitado por unanimidade pela Corte.
HISTÓRICO POLÍTICO
Júnior Geo foi eleito vereador em 2012 e reeleito em 2016. Já em 2018, candidatou-se a deputado estadual e foi o mais bem votado na capital. Nas eleições de 2020, ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Palmas. Em 2022, foi reeleito para deputado estadual.