Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Via Cartório

Carlesse pede novo prazo para defesa no impeachment e envia notificação extrajudicial

Defesa disse que ainda não teve acesso integral ao processo.

Por Arnaldo Filho 774
Comentários (0)

11/01/2022 18h32 - Atualizado há 2 anos
Afastado pela PF, Carlesse está fora do Palácio Araguaia desde 20 de outubro

A defesa do governador afastado Mauro Carlesse afirmou que ainda não acesso à totalidade do conteúdo dos autos do processo de impeachment em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. O prazo de 15 dias para apresentação da defesa terminou nesta terça-feira (11). 

Desse modo, os defensores de Carlesse - advogados Juvenal Klayber, Adriano Guinzelli e Gizela Magalhães -, decidiram fazer uma notificação cartorial extrajudicial para comprovarem que o requerimento protocolado no último dia 4 de janeiro ainda não foi respondido pela Comissão Especial de Impeachment e nem pela Assembleia Legislativa. 

A notificação extrajudicial é endereçada ao presidente da AL, Antônio Andrade, e também ao presidente e ao relator da Comissão Especial, deputados Elenil da Penha (MDB) e Júnior Geo (Pros), respectivamente. 

Após 9 tentativas de citação pessoal sem sucesso, Carlesse foi notificado do processo por meio de uma funcionária dele no dia 27 de dezembro de 2021 - procedimento chamado citação por hora certa.

VEJA MAIS

A defesa do governador afastado disse que esteve na sede da Assembleia nos dias 28 e 29 de dezembro de 2021, mas encontrou o prédio fechado e foi informada tanto pela equipe de segurança, quanto pelo site oficial da Assembleia, que os trabalhos foram suspensos devido o recesso parlamentar. E que no período compreendido entre 1 e 31 de janeiro de 2022 não haverão sessões plenárias e nem reuniões de comissões, como consta publicado no Diário Oficial da Assembleia. 

Na notificação extrajudicial, a defesa de Carlesse diz que a impossibilidade de acesso integral aos autos do processo configura 'cerceamento do direito de defesa' e pede a devolução do prazo (de 15 dias) para apresentação das informações. 

Ainda segundo os advogados, o mandado de citação veio acompanhado tão somente com parecer da procuradoria jurídica, despacho do presidente da Assembleia, despacho do relator e cópia da representação formulada pelo advogado Evandro de Araújo Melo.

Em virtude do impasse, os advogados pediram novamente a suspensão do prazo para apresentação da defesa prévia do governador Mauro Carlesse no processo de impeachment. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.