Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Eleições 2024

Sem Wanderlei, Ayres se lança pré-candidato pelo Republicanos e acredita em aliança com Cinthia

Governador é o presidente estadual do partido, mas não foi ao evento.

Por Arnaldo Filho 870
Comentários (0)

13/11/2023 14h33 - Atualizado há 5 meses
Ricardo Ayres realizou um evento em Palmas para oficializar sua pré-candidatura

O deputado federal Ricardo Ayres, presidente do diretório metropolitano do partido Republicanos em Palmas, lançou nesta segunda-feira (13), sua pré-candidatura a prefeito da cidade, em evento fechado à imprensa, num hotel da capital. O slogan da pré-campanha é "Vamos Palmas – Inovar, Conectar e Cuidar"

Chamou a atenção, contudo, a ausência do político de maior referência do partido no Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa (REP), que também é o presidente estadual da legenda.

É provável que eles estejam alinhados, mas a ausência abriu espaço para questionamentos no meio político. Deixou transparecer que o governador só irá se manifestar em 2024 e pretende analisar o cenário eleitoral antes de declarar apoio formal a qualquer pré-candidato.

Apoio de lideranças partidárias e promessas

Ayres assumiu em outubro a presidência da Comissão Provisória do partido em Palmas (TO), após receber apoio de lideranças da sigla partidária, como os deputados estaduais Cleiton Cardoso e Valdemar Júnior, além do vereador da capital, Daniel Nascimento, e o empresário e presidente da ACIPA, Joseph Madeira. 

Dentre as várias promessas elencadas em seu plano de governo, duas merecem destaque: primeiro, a construção de um hospital municipal de baixa complexidade, cujo objetivo é desafogar o HGP; segundo: formar uma comissão para rever – desde o primeiro dia de mandato – a concessão da empresa BRK Ambiental, por não ter efetivado os investimentos previstos no contrato de outorga, como também rever a tarifa de esgoto da capital.

Adversários já tiveram suas oportunidades

O pré-candidato já apresentou sua plataforma de governo, além de várias propostas, salientando que elas podem ser modificadas após as plenárias com a população. Disse ainda que seu objetivo é viabilizar sua candidatura e ganhar musculatura até a data das convenções partidárias. Sobre os possíveis adversários, pontuou que está disposto a conversar com todos, visando composições no primeiro ou no segundo turno e que não tem inimigos, apenas adversários políticos momentâneos. 

Questionado sobre sua relação com o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), uma vez que participou da gestão dele em Palmas, Ayres disse que Amastha já teve sua oportunidade, promoveu grandes avanços na cidade, contudo, pecou no que diz respeito à tributação “leonina” imposta aos contribuintes.

Já em relação a Eduardo Siqueira Campos (PODE), repetiu o discurso para concluir que ele também já teve sua chance de governar Palmas, contribuiu à sua maneira, à época, todavia, que já é hora da população experimentar novos nomes no comando da cidade. 

Wanderlei e Cinthia no mesmo palanque

Por fim, Ayres disse acreditar que o governador Wanderlei Barbosa e a prefeita de Palmas,  Cinthia Ribeiro (PSDB), estão muito alinhados e que ambos estarão no mesmo palanque em 2024. Evidentemente, por estar filiado ao mesmo partido do governador, espera que esse palanque seja o seu. Trocando em miúdos, naturalmente, o pré-candidato espera que os dois gestores consigam transferir os votos dos servidores públicos – estaduais e municipais – uma vez que, por se tratar de uma cidade administrativa, esse nicho de votos agregaria muito a qualquer candidatura. 

Definitivamente, a batalha eleitoral de 2024 já começou, mesmo faltando praticamente um ano para as eleições.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.