Maneira de governar do prefeito tem 76% de aprovação da população.
Notícias do Tocantins - Na terceira rodada de pesquisa eleitoral do Instituto Gauss, realizada entre 30 e 31 de agosto, o prefeito de Porto Nacional e candidato à reeleição, Ronivon Maciel (União Brasil), ampliou sua vantagem na liderança para 40,4 pontos percentuais.
Agora, no cenário direcionado, aquele no qual é apresentada a lista de candidatos ao eleitor, o gestor aprece com 61% das intenções de voto, contra 20,6% do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos). Na sequência vêm os empresários Nelcir Formehl (Novo), com 5,8%, e Álvaro da A7, com 0,6%. Brancos e nulos somam 1% e não souberam responder ou não opinaram, 11%.
Com 500 entrevistas presenciais, a pesquisa está registrada no TRE-TO (Tribunal Regional Eleitoral) com o número TO-07306/2024, tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%.
Vantagem e crescimento na espontânea
Na espontânea, quando o eleitor não tem acesso à lista de candidatos, Ronivon também tem ampla vantagem, chegando a 55,4% das intenções de voto contra 17,4% de Andrade. Formehl tem 4,8% e Álvaro da A7, 0,4%, enquanto 22% não opinaram ou não souberam responder.
Em relação ao final de julho, Ronivon cresceu 3,4 pontos percentuais, enquanto o deputado perdeu 1,2 ponto percentual.
REJEIÇÃO
O candidato Antônio Andrade aparece como o mais rejeitado pelo eleitorado de Porto, com 30,6%. Os outros três candidatos aparecem praticamente com o mesmo percentual de rejeição: Ronivon Maciel (11,4%), Álvaro da A7 (11,2%) e Nelcir Formehl (11%).
Aprovação de modo de governar aumenta
A pesquisa mostra que a aprovação do modo de governar do prefeito Ronivon Maciel aumentou e agora chega a 76,4%. Na pesquisa feita no final de julho, esse número era de 68,2%.
Ronivon também está na frente em Luzimangues
O prefeito também está na frente em Luzimangues, o maior distrito do Tocantins. Dos 500 entrevistados da pesquisa, 100 são do referido distrito e Ronivon tem 45% contra 31% de Antônio Andrade. Os outros dois não pontuaram. Brancos e nulos somaram 4% e não sabem ou não responderam, 20%.
Tanto o vice de Ronivon, Joaquim do Luzimangues (União Brasil), quanto o de Andrade, Soares Filho (Progressistas), são de Luzimangues.