Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico

Nova secretária, Fernanda Ribeiro quer menos burocracia e aposta no turismo de Araguaína

Outro ponto em que a secretária pretende atuar firmemente é no combate às queimadas.

Por Redação 922
Comentários (0)

19/02/2021 08h21 - Atualizado há 3 anos
Fernanda Ribeiro é formada em engenharia ambiental pela UFT

A engenheira ambiental Fernanda Ribeiro, 35 anos, foi a escolhida pelo prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, para ser a nova secretária do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, pasta na qual já havia sido superintendente em 2016.

Araguaína atingiu um potencial turístico enorme, que atrai empresas, gera empregos mesmo com a pandemia e fez obras inimagináveis para a população. A gente precisa continuar cumprindo o planejamento para que daqui a 10 ou 15 anos possa ser a capital do Matopiba”, afirmou a secretária.

Fernanda é natural de Goiânia (GO) e veio para o Tocantins estudar na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em 2003, quando houve a federalização da instituição de ensino superior, e se formou em 2007. A mudança de estado foi devido à UFT ser pioneira no curso de engenharia ambiental e destaque nacional na área.

Depois de formada, foi gerente de Água e Esgoto na Secretaria Estadual das Cidades, entre 2011 e 2014, quando organizou recursos que são aplicados até hoje em obras públicas. Em 2015, passou à iniciativa privada, fiscalizando a recuperação de mais de 600 km de asfalto da BR-153.

Em abril de 2017, Fernanda assumiu a Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação e foi responsável pelo atendimento social durante o primeiro ano da pandemia da covid-19. Também forneceu capacitação profissional para milhares de pessoas e ainda entregou 1.476 casas em residenciais planejados para araguainenses de baixa renda.

Menos burocracia

Um dos objetivos da nova secretária do Meio Ambiente é facilitar o atendimento aos contribuintes. “Eu me adapto bem aos trabalhos burocráticos e percebi que precisamos modernizar o protocolo de licenciamento, para que ele seja emitido de maneira mais simples”, informou Fernanda.

Monitoramento ambiental

Outro ponto em que a secretária pretende atuar firmemente é no combate às queimadas, criando dispositivos de monitoramento e investindo no programa de educação ambiental.

Nós recebemos muitas denúncias durante o período de seca. Precisamos criar parcerias com a população e, quem sabe, usar um monitoramento por satélite em tempo real para identificar a origem dos focos e punir as pessoas que fazem esse desserviço”, afirmou a secretária.

Turismo é investimento

Para Fernanda, Araguaína evoluiu para chegar em um momento de modernização da estrutura do Município e o turismo precisa ser melhor explorado. “Estamos reativando o Conselho Municipal de Turismo e vamos fazer um inventário das nossas potencialidades a nível regional, como as cachoeiras. Já temos o turismo de negócios e precisamos aproveitar o turismo de lazer e esporte. Aqui estamos recuperando o Lago Azul e hoje temos centros esportivos para canoagem, kart, triathlon e muito mais”, ressaltou.

Ela é a quinta personagem da série “Conhecendo a gestão”, que tem objetivo de aproximar a população dos gestores municipais.

Veja mais

+ Conheça Ana Paula, a mulher que assumiu a Saúde de Araguaína no início da pandemia

Gestão de Araguaína: Secretário da Assistência Social é servidor de carreira desde 1994

Gestão de Araguaína: Secretário do Planejamento pegou diploma de engenheiro aos 19 anos

Secretária da Educação é professora concursada desde os 18 anos e se sente realizada

“Araguaína atingiu um potencial turístico enorme", disse secretária

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.