Tocantins

Novo secretário da Saúde é servidor efetivo desde 2004 e tem formação em Economia

Afonso Piva de Santana assume no lugar do médico Luiz Edgar Tollini.

Por Redação 1.576
Comentários (0)

26/10/2021 11h38 - Atualizado há 2 anos
Afonso Piva Santana, novo Secretário de Estado da Saúde

O govenador em exercício Wanderlei Barbosa (sem partido) começou a promover mudanças na composição do primeiro escalão do Governo do Tocantins. Nesta segunda (25/10), foram exonerados 9 secretários, incluindo os mais próximos do governador afastado Mauro Carlesse, e nomeou outros 11 para ocupar também os cargos que estavam vagos desde as operações da Polícia Federal. 

Um dos nomeados é Afonso Piva de Santana, que ocupará o cargo de secretário de Estado da Saúde, substituindo o médico Luiz Edgar Leão Tollini. 

O novo secretário é graduado em Economia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é servidor de carreira do Governo do Estado do Tocantins desde 2004.

Na condição de servidor público assumiu diversos cargos na gestão, inicialmente na condição de Coordenador Financeiro da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). Na Secretaria da Saúde, exerceu também os cargos de Gerente de Patrimônio, Gerente de Almoxarifado, Diretoria Hospitalar e recentemente Superintendente de Aquisição e Estratégia de Logística.

DESAFIOS

Afonso Piva tem o desafio de conduzir a Saúde no enfrentamento e combate à pandemia da Covid-19 e dar continuidade à ampliação da oferta de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a retomada das cirurgias eletivas que estão suspensas desde março de 2020, início da pandemia.

Em meio à instabilidade política, pacientes estão morrendo à espera de leito de UTI. O caso mais recente é o do locutor Antônio José Marcos da Silva, 40 anos, que não resistiu à longa espera por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreu na madrugada desta terça-feira (26) em Araguaína.

VEJA MAIS 

 

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.