Diagnóstico

Palmas recebe doação de 15 mil testes de covid-19 e inicia exames por grupos prioritários

A previsão do município é de realizar até 15 mil testes nos próximos dois meses e meio

Por Redação
Comentários (0)

28/05/2020 09h40 - Atualizado há 3 anos
Após dois meses do primeiro diagnóstico positivo na capital apenas 0,6% da população foi testada

Após muitas críticas em relação à baixa testagem para diagnóstico da covid-19 na população de Palmas, a prefeitura informou que recebeu nesta terça-feira (26) o total de 15 mil testes doados pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), que serão usados no Laboratório Municipal.

Com menos de 1% da população testada, o município já havia anunciado na semana passada a aquisição de 10 mil reagentes e a contração de novos leitos clínicos e de UTI´s. Os métodos utilizados nos novos testes adquiridos é a quimiluminescência, mais sensível e eficaz para a detecção de anticorpos da doença.

Prioridade

A princípio serão testados profissionais de saúde de Palmas e do Tocantins que atuam no combate à Covid-19 (atuantes em Unidades Básicas de Saúde, urgência e emergência) e profissionais de segurança pública, como a Polícia Militar (PM) e a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). Também serão realizados testes em 100% das pessoas presas de Palmas, ao adentrarem às unidades prisionais, mesmo que assintomáticos.

Parceria

De acordo com o juiz Manuel de Faria Reis Neto, a parceria entre TJ e o Município para testar população vai evitar que pessoas possivelmente infectadas circulem. “E também auxiliará na aplicação da melhor medida de distanciamento da população, como o Ministério da Saúde já indicou a imprescindibilidade da testagem para controlar a disseminação do vírus”, afirma.

Testagem

Sobre a capacidade técnica e operacional, o secretário de Saúde de Palmas, Daniel Borini, disse que o Laboratório Municipal está preparado para o processamento de 360 testes por dia de quimioluminescência e 100 testes diários de sorologia para teste rápido.

“Esses números consideram toda a logística de coleta e recebimento de material biológico, recursos humanos e transporte necessários à análise e liberação de resultados em tempo oportuno”, diz. Ele informa que, atualmente, o Laboratório Municipal conta com uma estrutura e planejamento para realização de 15.000 testes em até dois meses e meio.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.