É LEI

Após polêmicas, escola recebe oficialmente o nome de Márcia Barbosa Castro, irmã do governador

Ela faleceu em 2021, aos 50 anos de idade, vítima de câncer.

Por Eduardo Azevedo 862
Comentários (0)

12/12/2023 10h33 - Atualizado há 4 meses
Márcia Barbosa Castro faleceu em 2021 aos 50 anos de idade, vítima de câncer

Foi sacionada e publicada nesta segunda-feira (11) no Diário Oficial do Estado (DOE-TO) a Lei Estadual nº 4.291 que altera o nome da Escola Estadual Santa Fé, localizada em Palmas, para Escola Estadual Márcia Barbosa Castro. 

A homenagem póstuma foi dedicada à irmã do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), falecida em 2021, aos 50 anos de idade, vítima de câncer. Na Assembleia Legislativa (Aleto) a matéria foi proposta pela deputada estadual Janad Valcari (PL).

O processo de aprovação do projeto gerou discussões nos bastidores políticos da Assembleia, especialmente em relação aos votos de dois pré-candidatos a prefeito, Vanda Monteiro (UB) e Júnior Geo (Podemos), que, segundo divulgado pelo jornalista Cleber Toledo, inicialmente se posicionaram contra a proposta nas comissões. Essa postura levantou questionamentos sobre motivações políticas durante a pré-campanha eleitoral na Capital.

Conforme as informações compartilhadas pelo jornalista, após a matéria ter sido inicialmente rejeitada na Comissão de Educação, houve um recurso para levar a proposta ao plenário. Posteriormente, os votos de alguns deputados, incluindo Vanda e Geo, anteriormente contrários, foram favoráveis à homenagem em Plenário.

A controvérsia em torno da matéria também envolveu rumores sobre a concordância do deputado Léo Barbosa (Republicanos), sobrinho de Márcia, com a rejeição do projeto nas Comissões. No entanto, o parlamentar negou à época ter conhecimento ou envolvimento na discussão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.