Há 11 dias

Araguaína não registra novos casos de coronavírus desde 7 de abril e zera número de infectados

Os 5 pacientes que foram confirmados não apresentam mais os sintomas.

Por Redação 6.377
Comentários (0)

18/04/2020 10h22 - Atualizado há 4 anos
Araguaína, a segunda maior cidade do Tocantins

Capital Econômica do Tocantins, Araguaína não registra novos casos de coronavírus desde o dia 7 de abril, ou seja, há exatos 11 dias, e zerou o número de pessoas com a doença na cidade, pois os 5 pacientes confirmados já estão recuperados e saíram do isolamento social.

Até as 19 horas desta sexta-feira (17), foram contabilizados 73 casos suspeitos e 392 descartados. Em todo o Tocantins são 32 casos confirmados, sendo 22 em Palmas, e 1 óbito - também na Capital.

Segundo a Prefeitura de Araguaína, a cidade possui 30 leitos disponíveis para possíveis pacientes com estados moderado e grave de saúde, mas todos estão desocupados.

Diante do cenário favorável, o prefeito Ronaldo Dimas permitiu a reabertura de academias, restaurantes, igrejas e do comércio de modo geral, mas com várias restrições para evitar o possível contágio.

USO DE MÁSCARAS

Também como medida preventiva, Araguaína já instituiu o uso obrigatório de máscaras em todos os locais públicos. A norma entrou em vigor nesta sexta-feira (17). A multa para quem for flagrado sem o item é de R$ 50, sendo R$ 100 por reincidência e no terceiro flagrante a pessoa responderá por crime contra ordem e saúde pública.

A Secretaria Municipal de Saúde também reforçou que as medidas de isolamento social são determinantes para conter o avanço do coronavírus. 

SE 30% DOS LEITOS FOREM OCUPADOS...

As medidas restritivas seguem em todo o comércio e atendimentos em geral. Restaurantes, lanchonetes e academias são considerados estabelecimentos com maior possibilidade de transmissão do vírus e têm medidas mais restritivas. Estas atividades serão suspensas se a ocupação dos leitos hospitalares chegar a 30% na cidade.

SE 50% DOS LEITOS FOREM OCUPADOS...

Para as demais atividades do comércio, poderão funcionar até que 50% dos leitos destinados aos pacientes com covid-19 ou quando o número de casos confirmados de doentes seja cinco vezes o número de leitos disponíveis.

CENÁRIO NO TOCANTINS

O Tocantins já contabilizou 32 casos de covid-19, nas cidades de Palmas (22), Araguaína (05), Gurupi (01), Dianópolis (01), Cariri do Tocantins (01), Paraíso do Tocantins (01) e Tocantinópolis (01).

Desses, 12 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento, outros 18 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar e 1 paciente está hospitalizado em Goiânia, Goiás.

Um caminhoneiro de São Paulo que passava por Araguaína testou positivo para covid-19 nesta sexta-feira (17), mas o caso não entra na relação oficial do Tocantins, por se tratar de um paciente residente em Birigui (SP).
 

Boletim desta sexta-feira (17 de abril)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.