Tocantins

ATM e instituto capacitam gestores sobre Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos

Nova lei deverá ser aplicada até 30 de dezembro de 2023.

Por Redação
Comentários (0)

18/05/2023 14h37 - Atualizado há 11 meses
Participantes do curso

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e o Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ) capacitaram gestores municipais sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos em curso avançado realizado no auditório da entidade, em Palmas, nesta quarta-feira (17).

A Nova Lei de Licitações (nº 14.133) foi sancionada em 2021 e seu prazo de aplicação foi estendido até 30 de dezembro de 2023. Até lá, procedimentos deverão ser realizados pelas gestões.

A capacitação abordou modalidades extinguidas, a publicidade obrigatória, regimes de contratação modificados, entre outros temas, mas principalmente com foco na realização de procedimentos obrigatórios que as gestões municipais precisam realizar até o início da aplicação da lei, conforme explica o consultor do IPZ e facilitador da capacitação, Mártin Haeberlin, pós-doutorado em Economia e especialista em Direito Público.

“A ideia central foi mostrar quais os caminhos necessários para a implementação da Nova Lei de Licitações. A gente sabe que há uma certa angústia dos gestores em relação a esse tema, que houve uma prorrogação do prazo, só que agora é a hora de efetivamente colocar em prática esses saberes teóricos, e fazer com que a lei seja implementada. A gente trabalhou aqui a questão das regulamentações e do sistema necessário, da nomeação de agente de contratação e quais os aspectos essenciais na implementação da lei”, disse.

Sancionada em 2021, a nova Lei de Licitações (14.133/2021) altera os processos de compra e contratação de serviços pela administração pública em todas as esferas. Diante da complexidade das alterações, o Congresso Nacional estipulou aos gestores públicos dois anos para a adaptação, de 2021 a 2023, com o início previsto para 01 de abril deste ano. Contudo, Medida Provisória concedeu prazo maior aos gestores para aplicarem a lei, que passa a ser a partir de 30 de dezembro de 2023.

“Essa prorrogação foi uma conquista da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Até lá, temos que fazer a nossa parte, conhecer e entender as alterações na lei, e essa capacitação com o renomado Instituto Paulo Ziulkoski trouxe esclarecimentos valiosos aos gestores municipais do Tocantins”, explica o presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges.

A Secretária de Gestão e Finanças de Novo Jardim, Suzimar Vieira, fez balanço positivo da capacitação. “Nós percebemos que o senhor Martin tem vasto conhecimento na área e trouxe informações e esclarecimentos importantes para que a gente aperfeiçoe e implemente de forma correta os novos procedimentos estabelecidos pela Nova Lei de Licitações”, disse.

A ATM e o Instituto Paulo Ziulkoski deve se unir novamente em outra capacitação prevista para o fim do mês de maio, desta vez para abordar sobre Controle Interno.

Curso realizado em Palmas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.