Turismo

Com polêmica, presidente do BNDES vem ao Tocantins debater concessão do Jalapão

O Banco Nacional é o responsável pela elaboração dos estudos.

Por Redação
Comentários (0)

02/09/2021 09h39 - Atualizado há 2 anos
Presidente do BNDES e governador Carlesse

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Gustavo Montezano, anunciou sua vinda ao Tocantins para tratar sobre o processo de concessão dos Parques Estaduais do Jalapão, Cantão, Lajeado e Monumento Natural das Árvores Fossilizadas. A data da visita ainda não foi definida.

“Esse tema de concessão dos ativos turísticos permite um desenvolvimento regional, desenvolvimento de toda a cadeia turística e demonstra também a nossa capacidade de preservação do meio ambiente. Então essa agenda, não somente para o Tocantins, mas para todo o Brasil, ela é transformacional”, afirmou o presidente do BNDES durante videoconferência com o governador Mauro Carlesse, nessa quarta-feira (1º/9).

O Banco Nacional é o responsável pela elaboração dos estudos referentes à concessão do Jalapão.

O superintendente de Relacionamento Institucional do BNDES, Pedro Bruno, lembrou alguns casos de sucesso de parques administrados por meio de concessão. “Os mesmos debates e questões levantadas sobre a concessão dos Parques do Tocantins, também foram feitos na época da concessão do Parque Nacional do Iguaçu, por exemplo, e hoje nós vemos que a relação é totalmente favorável e já dura 20 anos. A concessão permitiu uma grande geração de empregos e hoje a economia da cidade gira, praticamente, em torno do parque”, pontuou. 

O Governo do Tocantins afirmou que a concessão não inclui as áreas particulares nem as de comunidades tradicionais, como quilombolas. Também serão realizadas audiências públicas na região para debater o projeto. As datas ainda serão divulgadas após a finalização dos estudos pelo BNDES.

“Com essas audiências públicas as pessoas entenderão que haverá preservação do meio ambiente, que os investimentos que chegarem serão reinvestidos na própria região do Jalapão e nós temos convicção que esse projeto vai ajudar a população”, disse Carlesse. 

VEJA MAIS

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.