Desfecho!

Enfim, TJTO começa a nomear aprovados em concurso após intensas cobranças e justifica demora

Juiz julgou improcedente a ação movida pela Defensoria Pública em relação às vagas para PcD.

Por Redação 644
Comentários (0)

06/09/2023 08h15 - Atualizado há 8 meses
Novos servidores vão reforçar quadro de pessoal do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) finalmente começou a nomear os aprovados em seu concurso público. Nesta terça-feira (5/9), foram nomeados os contadores/distribuidores (Ciências Contábeis ou Econômicas) e técnicos judiciários (Informática).

O decreto de nomeação, nº 440, é assinado pela presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe e está publicado no Diário da Justiça (acesse aqui). Na próxima semana, serão chamados os candidatos classificados para o cargo de técnico judiciário (apoio judiciário e administrativo).

Conforme o TJTO, os candidatos serão chamados por ordem de classificação, conforme o número de vagas estabelecido em edital. A partir da nomeação começa a contar o prazo que é de 30 dias para posse, prorrogável por igual período. O decreto ainda traz dois anexos, o primeiro com a relação de documentos necessários para a posse e o segundo com o Termo de Desistência Definitiva ou de Reclassificação para os aprovados que por ventura não tiverem mais interesse na vaga, ou seguir para o final da fila.

O certame foi lançado em março de 2022 e teve o resultado final divulgado em 13 de abril de 2023, mas só foi homologado no mês de julho após várias cobranças. 

Decisão PCD

Para garantir a segurança jurídica e evitar quaisquer prejuízos aos candidatos, o TJTO começou a nomeação e posse dos aprovados, a partir do julgamento da Ação Civil Pública (nº 00400505-98.2022.827.2729), promovida pela Defensoria Pública do Tocantins, que questionava a retificação do edital durante o concurso, no que se referia a cotas para Pessoa Com Deficiência (PCD).

O juiz William Trigilio da Silva, da 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas, decidiu nesta terça-feira (5/9) que a ação é improcedente e que não prejudica a convocação dos candidatos inscritos como PCD. “Não há qualquer dúvida de que o critério utilizado pelo Tribunal de Justiça para convocação dos (as) candidatos (as) com deficiência não os prejudica, e mais: evidencia o comprometimento da Administração em dar efetividade às normas protetivas, sem prejudicar os concorrentes não deficientes”, observa o magistrado.

Veja também

Quadro de servidores fortalecido

O tribunal afirmou que a nomeação e posse dos aprovados sempre foi uma prioridade e, por isso, enquanto aguardava o julgamento da ação judicial adotou medidas necessárias para a convocação dos candidatos, conforme quantitativo previsto em edital.

O TJTO realizou concurso interno de remoção; homologou o concurso pelo Tribunal Pleno do TJTO, em 21 de julho de  2023; definiu o quantitativo mínimo de servidores (as) efetivos por entrância e formatou, em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), o “Curso de Iniciação e Ambientação ao Poder Judiciário para novos Servidores e Servidoras”.

O juiz auxiliar da presidência Roniclay Alves de Moraes reforçou que o concurso é uma prioridade para o Poder Judiciário do Tocantins. “Estávamos com tudo pronto para chamar os aprovados, apenas aguardando a decisão judicial, agora, a partir dela, o andamento segue de imediato”. O magistrado enfatizou ainda que “o objetivo da gestão do TJTO é tornar a Justiça mais próxima do cidadão e da cidadã e, para esse alcance, desde já, contamos com a dedicação, profissionalismo e comprometimento de todos àqueles que compõem e irão integrar a força de trabalho do Poder Judiciário do Tocantins”, destacou.

O concurso

O concurso foi executado pela Fundação Getúlio Vargas, a quem coube toda a elaboração das etapas. Com salários entre R$ 7.312,99 e R$ 12.243,37, foram ofertadas 63 vagas nos níveis superior e médio, sendo cinco para Contador/Distribuidor, 50 para Técnico Judiciário (administrativo e apoio) e oito para técnico judiciário na área de informática, além de vagas para formação de Cadastro Reserva (CR).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.