A medida visa obter informações atualizadas sobre o local de trabalho e as atividades desenvolvidas por cada servidor.
O Governo do Tocantins afirmou, em nota, que irá recadastrar todos os servidores públicos do Poder Executivo a partir da próxima semana para obter informações atualizadas sobre o local de trabalho e as atividades desenvolvidas por cada um.
A medida foi tomada após a recente investigação da Polícia Civil a respeito de servidores fantasmas no Palácio Araguaia, sede oficial do Governo.
Só em Araguaína, a Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC-Norte) investiga a existência de duas servidoras fantasmas lotadas na Secretaria-Geral de Governo e Articulação Política. Uma delas cursa medicina no Paraguai.
Após ações em Araguaína, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão no Palácio Araguaia e encontrou indícios da existência de pelo menos 300 servidores fantasmas na Secretaria-Geral de Governo.
Ao assumir o Governo, a atual gestão disse que encontrou na então Secretaria de Governo e Articulação Política um total de 1.040 servidores. Atualmente, a pasta conta com 608 e a redução se deu com a extinção de cargos em comissão.
“O Governo do Estado informa também que os servidores da Secretaria-Geral de Governo (SGG) prestam serviço nas dependências do Palácio Araguaia, na manutenção da Praça dos Girassóis, no Hangar do Estado, na estrutura do Governo no Parque Estadual do Cantão e no Escritório de Representação em Brasília”, disse.
Ainda conforme o Governo, dos atuais 608 servidores da Secretaria-Geral de Governo, 326 são contratos temporários, 153 ocupam cargos comissionados e outros 129 são efetivos.
“Uma nova redução neste quantitativo será implementada após o término da vedação eleitoral, em 31 de dezembro. Em 1º janeiro, quando se dará o início da próxima gestão, será implantada a nova estrutura administrativa, mais enxuta e adequada à realidade financeira do Tocantins”, afirmou.