Gesto de amor

HGP realiza mais uma captação de órgãos nesta semana e comemora: 'é gratificante'

Pacientes do Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás e Mato Grosso serão beneficiados.

Por Redação
Comentários (0)

13/11/2020 17h32 - Atualizado há 3 anos
Captação dos órgãos no HGP

Em pouco mais de 48 horas, a Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO), juntamente com o Hospital Geral de Palmas (HGP), realizou mais uma captação múltipla de órgãos, a nona realizada do Estado só em 2020.

A captação foi realizada na madrugada desta sexta-feira (13) e contou com a equipe do Rio de Janeiro, com o apoio da Força Aérea Brasileira. A oitava havia sido feita na quarta-feira (11).  

A nova captação foi possível graças a autorização de familiares de uma paciente de 38 anos, que estava internada e, após complicação do quadro, com parada cardíaca, evoluiu para morte encefálica.

Ao todo, cinco pacientes que esperam por transplante serão beneficiados com as doações de fígado, rins e córneas no Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás e Mato Grosso.

“Esta é nona captação de órgãos de 2020. Sentimento de gratidão da equipe às famílias que foram favoráveis à doação. Muitas pessoas aguardam um telefonema para receberem a notícia que realizarão o transplante e terem sua saúde restaurada. A doação é um ato de solidariedade e amor ao próximo”, ressaltou a coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins, Suziane Crateús.

“Diante do cenário, conseguimos duas captações em um pouco espaço de tempo. É muito gratificante para nós da equipe que nos dedicamos incansavelmente a esta missão. Com autorização da família, foi possível salvar diversas vidas”, disse o enfermeiro da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Geral de Palmas, Vinicius Gonçalves Boaventura.

“É gratificante a nossa unidade hospitalar poder contribuir com este processo de captação múltipla de órgãos e ajudar pessoas do Brasil”, afirmou o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo.

Processo de doação

O processo funciona da seguinte forma: uma vez constatado que o paciente evoluiu para o quadro clínico de morte cefálica, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HGP entra em contato com a família para verificar se há o consentimento de doação dos órgãos.

Se a família for favorável à doação, é realizado o processo de validação do doador, com realização de exames específicos.

Com o paciente validado, a CETTO comunica à Central Nacional de Transplantes, que verifica se há pacientes compatíveis aos órgãos doados e providencia a logística da equipe para a retirada dos órgãos e realização de transplante no receptor.

Nos hospitais privados de Palmas e Hospitais de Araguaína e Gurupi, a validação do doador é realizada pela Central Estadual de Transplante do Tocantins.

Família autorizou a doação

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.